Lancia de volta ao Rallye!

Publicado: outubro 6, 2010 em História, Lancia, Rallye

A Lancia ECV1 volta aos rallyes depois de 25 anos em alto estilo durante o Rally Legend 2010 em San Marino  .

O modelo ECV1 (Experimental Composite Vehicle) foi concebido há 25 anos atrás para o Grupo S, que iria substituir o Grupo B na época. Enquanto que o Grupo B exigia a homologação de 200 unidades de rua, o Grupo S era necessário apenas 20 unidades, permitindo que os fabricantes concentrassem uma quantia enorme de dinheiro na categoria. No inicio de 1986 os carros do Grupo B se tornaram muito rápidos e potentes para os trechos de rallye da época, sendo conhecidos como os carros ‘Killers Bs’, resultando no termino abrupto da categoria, sendo assim substituído pelo grupo A, baseado em carros de produção, e abandonando os protótipo dos grupos B e S.

O modelo foi um conceito tecnológico concebido para testar o uso de materiais como fibra de carbono, kevlar, termoplasticos, resinas e fibra de vidro em carros em produção em linha. Basicamente o modelo era baseado no lendário e vencedor Delta S4, equipado com um motor 1.8 (1795cc) twin turbo(KKK) usando um novo desenho chamado ‘Triflux’ onde as duas turbinas eram usadas de forma seqüencial independente da rotação do motor, produzindo 600 hp a 8mil rpm. O modelo pesava 930 kg.

Com o fim do Grupo B e Grupo S, o ECV1 acabou indo parar no museu da Lancia, e nunca fez a sua estréia nos Rallyes. A Lancia continuou dominando o grupo A também, continuando a lenda da marca que ganhava todos os Rallyes. É justamente um dos grandes pilotos vencedores da Lancia do Grupo A que o ECV1 fará finalmente a sua estréia,  nas mãos de Miki Biasion, quem conquistou dois titulo mundiais com o Delta Integrale.

O oitavo Rally Legend 2010 será realizado nos dia 8 e 9 de Outubro de 2010, e terá duas classificações. A primeira reservada para os carros históricos e a segunda para Dez carros do ‘World Rally Cars’ selecionados para competir. O ECV1 vai estar competindo na primeira categoria, depois de esperar por mais de 25 anos por sua estréia. Vale a pena relembrar a importância e rever todas as vitórias da Lancia nos Rallyes, sem duvida um marco histórico nas competições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s