VW começa a desmoronar!

Publicado: outubro 6, 2010 em Economia, VW

A Patética VW Enfrenta Competição Interna e Começa a Desmoronar!

No Artigo “VW’s 200-model empire competes with itself as Ford, GM shrink”, publicado pelo renomado Boomberg, 6 de Outubro 2010, a VW começa a ruir, enfrentando competição interna, e acumulando prejuizo.

Na tentativa de passar a gigante Toyota em vendas e lucratividade, a VW adotou uma estratégia de construir uma linha ampla de modelos compartilhando a mesma plataforma, e acabou criando competição entre os próprios modelos. Consumidores estão optando por comprar carros das marcas mais baratas Skoda e Seat ao invés de comprar os modelos mais caros da marca patética VW.

“Eu vim aqui especificamente procurando um VW, mas um Skoda é muito mais barato” diz Manfred Hennerkes, mecanico na fábrica da Siemens AG, ao experimentar um Skoda Superb no Showroom em Berlin.

A patética VW acha que vai passar a Toyota por volta de 2018, e para isso efetuou a fusão com a Porsche SE, e pretende expandir vendas e oferecer mais de 200 modelos através de 9 marcas. Foi exatamente essa mesma estratégia que contribui para a General Motors e Ford estabelecer recordes fantásticos de perda de lucros. As duas montadoras só conseguiram reverter perdas depois de reduzir o numero de marcas, e acabar com divisões.

A patética VW está perdendo 500 milhões de euros em lucros cada ano devido a migração de consumidores para as suas marcas baratas Skoda e Seat, de acordo com o estimado por Ferdinand Dudenhoeffer, diretor do Centro de Pesquisas Automotivas na Universidade de Duisburg-Essen.

Enquanto Ford e GM tomam direção oposta, cortando suas linhas para não mais do que 20 modelos, a VW ainda insiste em ampliar a linha e mantém interesse na compra da Alfa Romeo, conforme declarou o Chairman da VW Ferdinand Piech durante o Paris Motor Show.
A situação pode piorar ainda mais em relação a supermontadoras como Lamborghini e Porsche. O conceito do desenho modular de mesma plataforma não ira funcionar para a Lamborghini e Porsche, que não terão outra escolha a não ser manter a suas diferenças, colocando por água abaixo a filosofia VW de compartilhar plataformas.
A VW ainda precisa reverter a péssima situação da marca espanhola Seat, e da luxuosa Bentley, unidades problemáticas e não lucrativas, ao mesmo tempo que precisa fazer com que as operações dentro dos Estados Unidos sejam lucrativas, caso queira manter o lucro global registrado no primeiro semestre de 2010.
A Audi também apresenta problemas e ficou para trás da BMW e Mercedes na corrida do desenvolvimento de híbridos e elétricos. A BMW já começou testando 600 Mini elétricos em 2009, enquanto que o projeto envolvendo o medíocre compacto A1 elétrico não começa antes de 2011! 

Voltando ao assunto em Berlin, , Hennerkes está considerando vender sua Golf Station Wagon para comprar um Skoda Superb. O modelo da Skoda é mais barato em 2500 euros que um Passat, enquanto que o Skoda Fabia, similar ao Polo custa 1695 euros mais em conta.

“O Superb é basicamente um Passat com uma margem de lucro menor”, diz o Alemão de 52 anos.

É só o começo de uma queda. Quanto maior o império, maior a queda.
Vai ser esperar para ver!  Pra finalizar, é bom lembra que no Brasil a situação da patética VW é muito pior. A patética montadora perdeu a liderança, e vem perdendo mercado cada mês que passa. Pra piorar o Novo Uno se firmou no mercado com imenso sucesso, ameaçando as vendas do problemático e recallcado vw gol, que se mantém a base de liquidações de fabrica. Pior ainda, a VW ja descartou suas melhores cartas do baralho com o Novo Gol, Voyage, Saveiro, Fox, e não retomou a liderança.
A competição tende a ficar ainda pior com o lançamento do Novo Palio, e compactos da Nissan, Toyota, Honda, e Hyundai nacionais. Como dito antes, é só o começo…
Anúncios
comentários
  1. Álvaro Grego Jr disse:

    Antes da VW desmoronar, marcas pequenas como a FIAT deveram virar cinza, afinal, somente na Itália e e Brasil que essa fábricante de plastimóvel consegue ter algum sucesso!

    Maldita inclusão digital.
    Hoje qualquer doente mental consegue criar um blog sem a mínima credibilidade!

  2. Fábio Nogueira disse:

    Boss, gostei muito do seu ponto de vista. Pelo que tudo indica a Volks de amanhā vai ser as Ford, GM da vida falidas e pedindo ajuda do governo. Continue com o excelente Blog. Vou virar fā

  3. RODRIGO MACHADO disse:

    Pelo menos, FIAT faz sucesso. Seja aqui, seja na Itália… e vende que vende… !

  4. Marcos Coelho disse:

    Aff, o que o cara tem que meter Fiar no meio. Nada a ver. Outra, é mais ou menos isso mesmo. A volks vai subir, subir, mas quando cair o tombo vai ser feio. Vai ser pior que Ford, GM e Dodge.

  5. elias disse:

    Por mim, a Volks pode sumir. Carros caros que dão muita manutenção de custo elevado… Já gastei fortunas num Passat Alemão que tive. 50.000,00. Tudo quebra nesse lixo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s