Porque a Fiat poderia Vender a Alfa Romeo?

Publicado: outubro 7, 2010 em Alfa Romeo, Economia, FIAT, VW

É pra se pensar, e será que a Fiat deveria ou poderia vender a Alfa Romeo para o grupo VW?Não são mais rumores, e o próprio Chairman da VW já declarou abertamente durante a abertura do Paris Motor Show o interesse pela marca, juntamente com a declaração amorosa de Walter ‘De Silva pela marca, ex-designer da Alfa Romeo, e trabalhando pelo grupo VW no presente momento.

Muitos comentários a respeito do interesse pela Alfa Romeo já foram parar na internet, mas dentre todos um merece atenção especial. No artigo “Fiat should sell Alfa to Volkswagen”, publicado pelo site da Autoweek, o autor Luca Ciferri aponta diversos fatores bastante consideráveis a respeito da questão, mas que não significa necessariamente a intenção de nenhuma parte envolvida.

Se a Fiat poderia vender a Alfa Romeo? Até poderia. Seria uma ótima maneira de levantar capital de uma maneira rápida e conveniente. A Fiat vem se recuperando de maneira exemplar da crise que estava, mas ainda possui dividas, e a venda da Alfa Romeo poderia ajudar a pagar dividas, bem como a Fiat poderia empregar o capital no aumento de participação na Chrysler.

Ciferri aponta que no passado Fiat e Alfa Romeo nunca se deram bem, e sempre houve uma competição e disputa entre as marcas, que eram consideradas rivais desde a criação das mesmas. O autor também aponta que a compra da Alfa Romeo pela Fiat em 1986 nunca trouxe resultados favoráveis, e apenas o 164 e 156 tiveram algum sucesso. Ciferri afirma que não dá para dizer que a Fiat cuidou da Alfa Romeo como deveria. Se a Fiat vendesse a Alfa Romeo poderia ser até mesmo um bom negócio no momento, mas não a longo prazo.

E porque a VW estaria tão interessada na Alfa Romeo? Primeiro porque a Alfa Romeo possui um carisma em termos de marca, que nenhuma outra marca do grupo VW possui. Nem mesmo a Audi. Se mesmo a Fiat sendo negligente com a marca, a Alfa Romeo sobrevive, então com ótimos produtos o que aconteceria com marca? É exatamente nesse ponto que a Alfa Romeo passa a ser uma ameaça para a própria VW.  Não teria Audi para competir com Alfa Romeo, BMW, Lexus, e Mercedes. Seria um grande pesadelo para o grupo VW.

Se a Fiat deveria vender a Alfa Romeo? Talvez. Poderia ser um bom negócio, e a Fiat se concentraria nas operações com a Chrysler. Ao mesmo tempo, a Alfa Romeo tem potencial de crescimento dentro do próprio grupo Fiat-Chrysler, e a Fiat já tem planos para a Alfa dentro do mercado americano. Pode até parecer que para a Alfa Romeo a VW pudesse ser uma boa saída, mas não existe nenhuma garantia que a VW possa salvar a Alfa Romeo e ser bem sucedida. A compra da Alfa Romeo pela VW pode significar até mesmo a morte da Alfa Romeo para sempre, ou até mesmo perda da identidade da marca.

Se a Fiat vai vender a Alfa Romeo? Até poderia. A VW diz vai que vai esperar. Veremos então

read more:

http://www.autoweek.com/article/20100825/FREE/100829926

Anúncios
comentários
  1. Alex S disse:

    Gostei do Blog. Muito bacana mesmo! Concordo com quase tudo. A Volks nao tem como manter duas linhas de carros de luxo competindo entre elas. Um a delas iria morrer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s