Gol vai mal em Crash Test

Publicado: outubro 19, 2010 em VW

Sem nenhuma surpresa, Gol vai muito mal no crash test realizado pelo LatinNcap.

Finalmente os Brasileiros poderão tomar conhecimento sobre a segurança dos carros vendidos no Brasil. O LatinNcap é a versão Latino-americana do bem conhecido EuroNcap, organização responsável por testar e classificar os resultados de impactos contra barreiras, simulando possíveis acidentes e informando consumidores sobre o nível de segurança oferecido pelos modelos.  O LatinNcap é a criação da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), tendo a supervisão do EuroNcap, seguindo o mesmo padrão, sendo representado no Brasil pelo Pro Teste.

No dia de hoje, 18 de outubro de 2010, a LatinNcap divulgou o primeiro resultado de oito veículos testados, sendo que um deles, o modelo chinês Geely CK1 ainda não está a venda no Brasil. De todos os modelos (Meriva, Palio com e sem airbag, Toyota Corolla, e Gol sem e com airbag), a vergonha mesmo vai para o gol que obteve apenas 1 estrela sem airbag e três estrelas com airbag. Sim, vergonha, e também nenhuma surpresa que o modelo iria mal no crash teste da LatinNcap.

Infelizmente a mídia criou a imagem errada de que o Gol G5 seria um carro moderno, sendo que na verdade de moderno o carro só tem mesmo a data do lançamento, que por sinal ja está ficando velho outra vez. Sim, o desenho do modelo também pode ser considerado moderno e ‘bonitinho’, se bem que beleza é totalmente subjetivo.

De moderno esse carro só tem a casca, e nenhuma surpresa que o carro não conseguiu resultado melhor que o Palio 1.4, um modelo lançado em 1996, e sempre criticado erroneamente pelas publicações que se dizem ‘especialistas’.  Se a plataforma do Palio fosse ruim quanto dizem, o Gol G5 teria mais do que obrigação de fazer muito melhor que o Palio. Mas não fez. A plataforma de um Palio cumpriu tão bem a tarefa quanto de um Gol G5, e não que isso seja um mérito, mas um carro como o Gol que tanta gente insiste no erro de chamar de moderno não conseguir fazer melhor que um carro de 1996 é vergonhoso sim!

Como explicar o fato? Muito fácil

1. Gol G5 tem plataforma gambiarra e muita gente não sabe ou prefere não aceitar o fato da plataforma ser gambiarra.  Muita gente pensa que a plataforma do Gol G5 é a PQ-24 de Polo e Fox. Grande engano! A plataforma de Gol G5 é uma gambiarra feia, onde a metade dianteira até o banco do motorista é baseada na plataforma PQ-24 de Polo e Fox, com elementos da PQ-25 para baratear custos. Já a parte traseira é a mesma plataforma já usada em Gol G2, G3, e G4, que por sinal é a mesma plataforma do Gol de 1980, mas com algumas modificações em relação a posição do estepe e tanque de combustível. Reparem nas fotos a seguir:

Nas duas fotos na parte superior temos o porta malas de um Gol 1980 (foto a esquerda) e de um Gol G5 (foto a direita). Reparem como as caixas de rodas, torres dos amortecedores, piso, laterais são praticamente idênticas, e totalmente diferente das caixas de rodas de laterais planas de Polo (foto inferior a esquerda) e de Fox (a direita).

Não é somente caixas de rodas que são idênticas entre Gol de 1980 e o Gol G5. O piso do porta malas, berço do estepe, assoalho abaixo do banco traseiro, longarina de apoio da suspensão traseira (por sinal a mesma do Gol de 1980), entre outros. A semelhança pode ser notada na foto do piso do porta malas de um Gol G2, e a foto do porta malas de um novo Voyage.

De moderno, essa plataforma gambiarra metade dianteira PQ24 (datada de 1999) e metade traseira de gol 1980 não tem nada. Nenhuma surpresa o gol não conseguir ser melhor que o Palio.

2. Gol não possui soldas a laser como Polo e Fox. Como visto acima, Gol G5 possui apenas a parte dianteira da plataforma PQ24, e outro fator que comprova que Gol G5 não possui a mesma plataforma de Polo e Fox é o fato de não usar soldas a laser na carroceria, conforme publicado na revista 4 Rodas durante o lançamento da versão G5:

Não resta dúvida de que Gol G5 é uma versão barateada e piorada de Fox e Polo.

3. Voyage e Polo Sedan também são diferentes. A questão da plataforma PQ24 fica ainda mais evidente se compararmos o porta malas de Polo Sedan e Voyage. No Polo Sedan o berço do estepe e piso do porta malas formam uma peça única, enquanto que Voyage o berço do estepe é soldado no recorte do piso do porta malas que é o mesmo que o Gol G5. Isso explica também a emenda do porta malas que Polo Sedan não tem. Como dito anteriormente, plataforma PQ 24 no Gol G5 e Voyage somente na parte dianteira. A parte traseira é a mesma de Gol de 1980. Gambiarra pura! Nenhuma surpresa que Gol tenha ido tal mal no crash test.

4. Polo e Fox foram melhores nos testes realizados pela própria EuroNcap. Era de se esperar que o Gol tivesse o mesmo resultado de Polo e Fox já testados pela EuroNcap, mas não teve. Nem poderia, pois com uma plataforma gambiarra, sem a mesma qualidade da plataforma de solda a laser de Fox e Polo, o resultado da versão piorada Gol G5 teria que ser pior mesmo.

Se Gol tivesse mesmo toda a plataforma PQ24 de Fox e Polo, e não a plataforma gambiarra metade PQ24, metade Gol 1980, então como explicar as 4 estrelas de Polo e Fox, e apenas 3 estrelas do Gol G5?

Como explicar? Fácil, muito mais fácil do que parece. Primeiro, não devemos confundir carro lançado recentemente com carro moderno, ou carro de qualidade. Gol G5 não passa de um projeto barato, baseado na plataforma PQ24, que por sinal já tem quase 10 anos, e pior ainda, Gol G5 é uma versão barateada e piorada de Polo e Fox. O que poderíamos esperar disso tudo?

Pra finalizar, devemos lembrar que o Brasil recentemente passou a Alemanha em número de venda de veículos e passou a ser considerado o quarto maior e mais importante mercado de automóveis. Será que o Brasileiro não merece mais respeito?

Mesmo o Brasil sendo o quarto maior e mais importante mercado, porque a VW ainda trata o Brasil como o pior de sua linha? Alguém responda. Em qual país a VW oferece linha de produtos piores do que é oferecido no Brasil? Kombi de 50 anos? Gol G4 de motor longitudinal? Parati? Gol G5 de plataforma gambiarra? Golf de Quarta Geração? Tem algum outro país que a VW oferece coisa pior que isso? E tem gente que ainda compra VW?

Crash Test do Gol

Anúncios
comentários
  1. Henrique João Batista disse:

    Que lixo de blog o seu: 5 postagens falando mal da VW, 5 postagens falando bem da Fiat, além de outras postagens falando em Lancia e Alfa Romeo.

    Graças a Deus temos blogueiros sensatos (e imparciais) nesse mundo.

    • leonardo disse:

      Prezado boss,
      venho dizer que se enganou, pois sofri um engavetamento, onde meu voyage 09/10 ficou entre uma van e um caminhão cujo caminhoneiro cochilou no volante. Não tive problemas graves graças a barra de direção que se dobra em impactos e o que sobrou do carro que foi somente os bancos traseiros e dianteiros.

  2. Guilherme disse:

    Não se fazem mais carros como antigamente!

    eu tinha um gol quadrado 1.8 1991, aconteceu um acidente de transito e bati a 60km/h contra um uno, do mesmo jeito do video o uno tb a 60km/h, o uno deu pt, e o meu gol amassou o capo e a lateral e nem cheguei perto de bater a cabeça no volante.

    para vc ver como 20 anos de diferença na tecnologia naum significa nada!

    • Leandro disse:

      Aonde pode chegar a ignorancia humana, deveriamos dar graças a deus que os carros de hoje em dia amassam, pois quanto mais amassar mais há absorão de impacto, caso o contrario quem absorve a energia toda é o corpo humano. Entao quero ver se vc prefere bater e sair com o carro muito amassado ou com a sua cabeça amassada

      • boss568 disse:

        Prezado senhor Carlos, Leandro ou qual seja o nome que queira usar. Os carros modernos amassam, mas possuem a chamada celula de sobrevivencia, na qual o compartimento dos passageiros deve permanecer intacto para proteger os ocupantes. Coisa que o gol com sua plataforma gambiarra não fez. Agradeço a participação no Blog, e abraço para o pessoal de Matupá e Mato Grosso e região.

  3. TS disse:

    Acho que falar mal é quando você usa apenas de retórica, sem argumentos, para denegrir alguma coisa.

    Meter o pau na VW por conta dos resultados dos testes, com dados técnicos, é apenas mostrar a clara realidade das grandes montadoras aqui no Brasil. Além disso, não senti favorecimento a Fiat. Até porque, em tom jocoso, o blogueiro deixa claro que os carros da Fiat são tão arcaicos quanto os VW, apenas são melhor construídos.

    Enquanto o governo PROTEGER as grandes, mantendo tarifas de importação altíssimas, vamos continuar andando de carroças. Qual o interesse por trás disso, a garantia de lucros das 4 grandes, que devem tratar muito bem nossos políticos, ou a melhora de bem-estar da população?

  4. Rômulo disse:

    Existe pelo menos alguns cerebros pensantes nesse “ninho de gato” que se tornaram as publicações sobre carro. No mundo capitalista nada mais normal do que tentar passar por cima de situações como essa citada no post, o problema é quando os que leem não fazem o minimo esforço em procurar outras fontes para confirmar. Heresia à parte, no próprio blog já tem um representante máximo do que relato aqui, nosso caro amigo que postou logo acima.
    Vale lembrar que além dos problemas supracitados no seu post, numa outra publicação, do G1 se não me engano, ainda atrairam problemas relacionados ao avanço dos pedais da direção e da fragilidade da estrutura do assoalho. E o Palio ali.. como diria nossos especialistas de plantão, com sua plataforma de 147, obteve resultado melhor que o mordenissimo VW Gol G5. DAS AUTO!

  5. Vinicius Remor disse:

    Amei…..ate que enfim um cara que sabe oq fala!!!!

  6. Cido disse:

    A mascara da DAS AUTO esta caindo.
    A lavagem cerebral q ela fez nos consumidores brasileiros esta se desmanchando.
    Isso prova q ela não é melhor q a Fiat ou qq outra montadora nacional.
    Até q enfim alguem pra botar a VW no seu devido lugar.

  7. Sidney disse:

    Em 2009, quando li o resultado de um crash test realizado por um instituto Suiço com um Gol G4; onde o referido órgão pediu esclarecimentos à VW, face ao risco iminente dos ocupantes do veículo terem as pernas amputadas ou esmagadas; muito céticos criticaram a matéria, alegando que caso o teste fosse realizado com um Palio a situação seria idêntica. Infelizmente passaram-se vários meses e a nossa mídia automotiva, altamente corrupta, absteve-se de mostrar as “verdades” . Mas é como diz o velho ditado “A verdade tarda, mas não falha”. Gostaria que o comparativo fosse um Palio x G4 e Novo Uno X G5. De qualquer forma a Fiat levaria vantagem por não se tratar de um projeto puramente d e mendas, chamado “PQ25”.
    Apenas reparem quando verem um veículo da marca VW sinistrado, atente para o detalhe de todos simplesmente se desmancharem.

    • boss568 disse:

      Sidney, eu já havia ouvido falar algo a respeito sobre esse provável Crash Test. Você saberia informar mais alguma coisa a respeito da revista onde o artigo foi publicado, ou qualquer outra informação que possa ser útil para encontrar esse artigo? Gostaria muito de publicar aqui no Blog. Aproveito para agradecer o comentário e participação no Blog. Ótimo comentário !

  8. rafael santos disse:

    Precisamos de pessoas que falem o que está acontecendo no mundo, e não defendendo e mentindo para tentar satisfazer seu ego, por ter pago uma grana por um carro que é um fiasco em termos de segurança. Fiasco que vai começar a influenciar inclusive no preço de revenda, pois o brasileiro está começando a dar valor para isso e ai, já era pro gol.
    Imaginem ter o mesmo desempenho que o palio, cujo projeto é de 1996.
    A VW do Brasil não respeita o brasileiro, vai ver ser eles vendem essas merdas na europa…

  9. Robison disse:

    VW nem de graça.
    Suas palavras sao as minhas.
    Eles falam no comercial do Gol que ele tem alto valor de revenda. MENTIRA!!!

  10. Eduardo disse:

    Boss, há quanto tempo. Vejo que você voltou à luta. Me lembro de suas acirradas discussões com os fãs da VW, no forum carsale. Recentemente postei lá um comentário sobre as considerações de um fã-nático da VW, chamado passatboy, qu eu acho que você deve ter lido. Essas suas revelações sobre o gol são mesmo surpreendentes! Nunca tinha visto declarações tão contundentes sobre o gol, em nenhuma revista ou site. Estou curioso para saber qual é a fonte destas informações. São mesmo detalhes devastadores. Alguém já pensou em mandar isto para as principais publicações – Quatro Rodas, Autoesporte, etc. Passei a ver o gol de outra maneira.

  11. Chico Sampa disse:

    VW nem de graça.
    Suas palavras sao as minhas.
    [2]

  12. Juliano T. disse:

    Esse negócio da plataforma do Gol G5 ser gambiarra e ser igual na parte traseira do Gol G4 é verdade. Aqui em casa temos um Gol G4 e outro Gol G5, e se levantar o carpet que cobre a roda reserva da pra ver que os dois carros são absolutamente iguais. A unica diferença fica por conta dos esparadrapos que cobrem uns furos que no Gol G5 não tem. Ainda bem, porque esparadrapo é foda vishh

  13. Caro BOSS568, achei muito interessante os comentários sobre o baixo desempenho do Gol G5 no crash test.
    Sou um consumidor médio e não posso investir em carros mais caros, contudo tenho interesse em comprar um carro seguro.
    Estou pensando em comprar um carro na faixa do Corsa sedan ou mesmo o Logan.
    Entendo que por serem modelos europeus talvez tenham um resultado de crash test melhor que os modelos desenvolvidos no Brasil (por exemplo o Gol ou mesmo o Palio)
    Você teria informação de crash test destes (Corsa e Logan) e de outros modelos nacionais?

    Um ultimo comentário sobre o seu artigo, você mencionou que a parte da frente do G5 possui a plataforma do Pólo e a parte traseira do G4. Pelo vídeo que assisti, o teste é feito batendo a frente do veiculo e neste caso seria a parte da plataforma do Pólo que sofreu o impacto e não do G4.
    Estou dizendo isto pois pode ser que o problema não seja só o da plataforma, pode ser da estrutura frontal montada na plataforma.

    Um grande abraço e parabéns novamente.

    Salomão Ferreira

    • boss568 disse:

      Salomão, muito obrigado pela participação e comentário. Você pode encontrar informação sobre os modelos Corsa Sedan, e Logan, no site da EuroNcap, tomando como referencia o Opel/Vauxhall Corsa Hatch 2002 e o Dacia Logan. Porém, a classificação do Opel Corsa não pode ser usada como comparação, pois após 2009 a EuroNcap adotou classificação mais rigida. Quanto a plataforma do Gol G5, é bom lembrar que Polo e Fox possuem solda a laser, e Gol G5 não. Também é bom lembrar o conceito de monobloco, onde a carroceria toda faz parte da estrutura. Por exemplo, se alguém cortar as longarinas do teto para transformar em conversível, a estrutura toda fica comprometida. Sim, a parte da frente da plataforma do Gol G5 é a PQ24, mesma de Polo e Fox, mas o conjunto todo é diferente.

  14. […] No geral Senna ficou surpreendido com o resultado e a evolução dos carros brasileiros em 1984. Mas é claro que nem todos os carros foram elogiados por Senna. De todos os carros testados, o pior mesmo foi o Gol! Sim, é verdade que Senna testou o Gol de primeira geração, mas muito desse gol ainda está presente até mesmo no Gol G5, como é o caso da parte traseira da plataforma, e toda suspensão traseira. Sim, a plataforma dianteira do Gol G5 é  PQ24, a mesma de Polo e Fox, mas é igual apenas até o banco do motorista. Toda a parte traseira é igual ao Gol G2, G3, e G4, que por sinal é apenas uma modificação muito gambiarra do Gol G1, onde apenas o tanque de combustível foi colocado em baixo do banco traseiro para acomodar o estepe em posição horizontal. Isso explica o péssimo resultado do Gol G5 no Crash Test do LatinNcap (leia mais aqui) […]

  15. Pedro Rodrigues disse:

    ótima materia , ótimo blog , falou tudo dessa gambiarra

  16. […] “Gol vai mal em crash test”, leia também aqui […]

  17. […] diretamente com o VW Gol, um carro defasado e de plataforma gambiarra e bastante ineficiente (saiba mais aqui). Cada ano que passa, o Gol vai ficando cada vez mais defasado outra vez. Por outro lado a Hyundai […]

  18. Marcos Paulo disse:

    Alguem podeeria me explicar pq este bolg calramente fiateiro não mostra os resultasdos do crash teste de novo uno e palio?? Simplesmente a mesma pontuação do Gol?? Na moral bol sem parcialiade é fodaa!!

    • boss568 disse:

      O Novo Uno ainda não foi testado pelo LatinNcap. O Novo Palio obteve três estrelas no LatinNcap, o mesmo que o gol, mas obteve pontuação maior 10.65 contra 10.01 do Gol G5. Como dito no texto: “(O Gol G5) De moderno esse carro só tem a casca, e nenhuma surpresa que o carro não conseguiu resultado melhor que o Palio 1.4, um modelo lançado em 1996, e sempre criticado erroneamente pelas publicações que se dizem ‘especialistas’. Se a plataforma do Palio fosse ruim quanto dizem, o Gol G5 teria mais do que obrigação de fazer muito melhor que o Palio. Mas não fez. A plataforma de um Palio cumpriu tão bem a tarefa quanto de um Gol G5, e não que isso seja um mérito, mas um carro como o Gol que tanta gente insiste no erro de chamar de moderno não conseguir fazer melhor que um carro de 1996 é vergonhoso sim!” Ta explicado!

      • Caio Mendonça Cardoso disse:

        O novo Uno já foi testado, poderia comentar a respeito? Agradeço a compreensão…

  19. Marcelo disse:

    Acho que é necessário mesmo balancear, já que todo mundo fala bem do gol – e já tive oportunidade de constatar o lixo que é, com um G3 1.0 16v. Acabamento defeituoso – plásticos que racham ao mais leve toque – e a estrutura cuja solidez foi demonstrada – e não tenho dúvida que o G5 seja melhor nesse sentido que os anteriores. É um carro na média dos nacionais, a preço acima do que deveria. É preciso abrir o mercado, como fizeram em 1992, reduzindo tributos dos importados, nem que seja apenas até nivelar a qualidade com o padrão internacional. Espero que a China se equipare logo a coreanos e japoneses, para termos alguma opção a valor justo.

  20. Kick Buttowski disse:

    Alguns fanaticos pela VW ficam convencidos achando que Gol usa mesma plataforma do Polo e Fox, então porque só o Gol se deu mal? Tem alguma coisa errada aí nessa plataforma hein?

  21. […] Melhorou a segurança?  Não, a VW não mudou absolutamente nada em relação ao Gol G5 que obteve apenas 1 estrela no teste de impacto do LatinNcap. (leia aqui) […]

  22. Vinícius disse:

    Só brasileiro pra comprar carro popular a preço de sedã médio nos Estados Unidos. Na boa, nós merecemos esses carros merdas que nos empurram nesse país, se não comprássemos esses lixos, as montadoras se empenhariam em tentar nos fazer menos de trouxas.

    • claudio disse:

      e isso ae tem que comprar carro no estados unidos lá nunca morreu ninguem em um acidente de carro, os carros de la sáo totalmente diferentes dos daqui, são muito envocados, voces aqui no brasil nunca viram igual, a televisão não mostra os carros de lá aqui no brasil não existem nenhum, os carros de lá! são muito massas, diferentes dos daqui, lá não existe Volkswagem nem Chevrolet nem Toyota nem Fiat nem Ford nem honda nem Hyundai nem Citroem nem Dodge nem Audi nem Bwm nem Mitisubishi nem Peugeot nem todas essas marcas escrotas que tem aqui no brasil, lá nos estates e so marcas consideradas ne não Vini! pode crê! to cumtigo somus muito inteligenti né.

      • Robson disse:

        oi pessoal sou um grande fã dos carros vw e meu pai foi operário vw mas tenho que concordar e é conhecimento de causa a estrutura de carroceria vw é muito inferior as outras montadoras e a qualidade de acabamento interno é péssimo sou fã mas o que é certo é certo!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s