Better Place: O posto de gasolina dos Elétricos

Publicado: outubro 20, 2010 em Tecnologia

Um dos problemas dos carros elétricos é a demora na recarga das baterias. Better Place pode ser a solução.

Como fazer o mundo um lugar melhor até 2020? Foi durante o Fórum de Economia Mundial em Davos – Suíça em 2005, que Shai Agassi se inspirou na pergunta acima feita por Klaus Schwab para criar uma empresa chamada Better Place. Com a matriz em Palo Alto, California, no coração do Vale do Silício, mesmo lugar de onde nasceu a HP – Hewlett Packard, Apple Computers, entre outros, a empresa nasceu para criar soluções para o uso de de energia limpas.

A empresa está presente em vários países, e atualmente esta construindo em Israel uma rede de suporte a carros elétricos, que consiste de estações de recarga em pontos de acesso público, e também estações de recarga para carros elétricos que consistem na troca rápida das baterias. Fabricantes de Automóveis, alguns Países, e empresas responsáveis pela distribuição de energia estão procurando chegar em um acordo para que as estações de troca rápida virem realidade.  Além de Israel, a Dinamarca, e o estado americano do Hawaii foram escolhidos como mercado-teste devido ao tamanho.

As estações de troca de bateria permitem que carros elétricos tenham as baterias sem carga trocadas por uma outra bateria em menos de 1 minuto. Com várias estações distribuídas pelas cidades e estradas, a autonomia dos carros elétricos e o tempo de recarga não seria mais problema.  De acordo com Shai Agassi, CEO da Better Place, o preço de cada estação de troca rápida sairia por volta de US$500mil, o que seria metade do preço de um posto de gasolina típico. A primeira estação já entrou em funcionamento no dia 12 de Maio de 2009 em Yokohama, Japão.

As estações tem funcionamento muito parecido com os lavadores de carros automáticos, onde o motorista leva o carro até uma plataforma automática e a bateria descarregada é retirada por baixo de veículo sendo substituída por outra bateria com carga. Um mecanismo automático se encarrega de fazer todo o processo. A bateria descarregada é colocada para carregar, e o processo é mais rápido que o tempo que leva para encher um tanque de gasolina. A empresa acredita que as estações de troca rápida possam fazer os carros elétricos mais competitivos e assim aumentar a confiança por parte do consumidor.

A Renault  e Nissan já demonstraram interesse no processo e alguns protótipos já foram desenvolvidos com baterias desenhadas para a troca rápida. Como o Laguna em Tel Aviv, o Nissan Rogue no Hawaii, e o Renault Fluence E.Z., primeiro modelo elétrico de série a usar a tecnologia de troca rápida de baterias.

 

 

 

 


 

 

Para saber mais, visite o site da Better Place:

http://www.betterplace.com

Anúncios
comentários
  1. […] Better Place: O posto de gasolina dos Elétricos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s