GM anunciou a produção de um novo Cadillac compacto com o objetivo de competir com BMW, Mercedes e outros compactos luxuosos.
O Jornal Automotive News informa que o novo Cadillac irá mirar diretamente em modelos compactos produzidos pela BMW, Mercedes Benz, e outras marcas de luxo. O modelo de tração traseira deverá se chamar ATS, e deverá chegar nos revendedores em 2012 ou início de 2013. Dan Akerson, CEO da General Motors, descreveu o novo Cadillac como “um carro de performance de tração traseira que irá competir contra o Mercedes Classe C. O modelo é chamado de classe C porque o carro é bem mediano”. Akerson também disse que o Cadillac vai competir com o BMW Série 3. A General Motors planeja investir US$190 milhões para modificar a fábrica de Lansing Grand River, em Lansing, Michigan, para construir o ATS. Um segundo turno e 600 empregos serão adicionados.
O novo compacto da Cadillac conta com ajuda do UAW (United Auto Workers). Joe Ashton, vice-presidente do sindicato dos trabalhadores da GM, disse que o Sindicato está orgulhoso em fazer a sua parte no plano de recuperação da GM, e diz que a missão do Sindicato é fazer produtos de alta qualidade e de alto valor. A fábrica em Lansing produz atualmente os modelos CTS e STS. Desde Julho de 2009, quando a GM anunciou pedido de concordata, mais de US$3.1 bilhões foram investidos em 21 fábricas. No ano passado, a BMW vendeu 90,960 Série 3 no mercado americano, uma queda de 19% em relação a 2008. Porém, nos 9 primeiros meses de 2010, a BMW vendeu 73,395 unidades do Série 3, um aumento de 9% em relação ao mesmo período em 2009.
Além do novo Cadillac compacto, o Automotive News informa que a plataforma Alpha usada pela Cadillac será alongada para o desenvolvimento da próxima geração do CTS. O carro deve ser lançado em 2013 ou 2014. A plataforma não será de uso exclusivo da Cadillac e deverá ser usada na nova geração do Chevrolet Camaro em 2014, e também e um modelo Chevrolet Sedan esporte de alta performance.