Os 10 carros mais assustadores

Publicado: novembro 14, 2010 em Uncategorized

O Halloween já passou, mas antes, o site americano cars.com pediu Tom e Ray Magliozzi, do famoso car talk show nas rádios americanas, para fazer uma lista dos 10 carros mais assustadores. Ray e Tom fizeram a lista, e explicam o porque.

1969 Ford Mustang

Quem assusta? quem estiver por perto, e outros motoristas

O carro acima parece como um dos primeiros Ford Mustang, certo? Certo, de uma maneira do lado de fora é um Mustang, mas por baixo dos panos sempre foi um Ford Falcon, um carro de pedestre, se alguma vez existiu um. O que falar? Coloque um motor V-8 Boss dentro de um Ford Falcon e qual é o resultado?  Um carro com excesso de potência, mas sem suspensão, freios, ou rigidez torcional para fazer curvas ou parar bem. Em outras palavras, cuidado!

1969 Pontiac Trans Am

Quem assusta? quem estiver por perto, e outros motoristas

Vibrante? Certamente, mas esse não é o problema. Este foi o ápice da era dos muscle-cars. Uma época que os fabricantes descobriram como fazer motores extremamente grandes e potentes. Infelizmente, os fabricantes não tinham descoberto como fazer carros estáveis, e os carros tinham excesso de potência, tração traseira, mas extremamente leves na traseira. Como resultado, qualquer chuvinha e os carros se tornavam totalmente incontroláveis.

1971 Ford Pinto

Quem assusta? Bombeiros e Cirurgiões Plásticos

O que poderia ser mais assustador que um carro mencionado tanto pelo divisão de doações do Hospital de Queimados, quanto pela Liga de Fabricantes de Roupas Anti-fogo? Os Ford Pinto tinham a tendência de explodir devido a posição do tanque de combustível em acidentes quando o carro era atingido por trás. Quando a Ford resolveu o problema já era tarde, e o carro já tinha fama.

1973 Volkswagen Kombi

Quem assusta? Motoristas

Uma idéia assustadora: O desenho de um carro onde as pernas dos ocupantes fazem parte da linha de defesa em um impacto frontal. Adicione a péssima estabilidade, e o formato de uma caixa de pizza em posição vertical. Talvez os motoristas nunca tivessem tempo para se preocupar com esses detalhes, pois estavam ocupados tentando se aquecer dentro da Kombi. Um carro sem aquecedor no frio rigoroso dos Estados Unidos. Pra não falar o número de Kombis que já pegaram fogo, e ainda continuam pegando fogo no Brasil.

1974 Volkswagen Thing

Quem assusta? Quem olha

De uma olhada na coisa. Não é por menos que o nome disso é a coisa. O desenho é da mesma pessoa que criou as formas de biscoito. Felizmente, a coisa enferrujava rapidamente, e resta muito pouco desses carros para que os donos possam reclamar de PTSD (Post Traumatic Stress Disorder ou Transtorno  de estresse pós-traumático).

1980 Chevrolet Monza

Quem assusta? Mecânicos

O Monza da foto acima não tem nada a ver com o Monza brasileiro, que se chamava Cavalier nos Estados Unidos. Esse Monza era diferente, mas foi desenhado para ser um carro barato, e originalmente com um motor de 4 cilindros. Infelizmente, quando as vendas começaram a cair, algum gênio dentro da GM decidiu que o carro precisava de um motor V8. O resultado? Um lado do motor as velas de ignição ficavam numa posição impossível de alcançar. Quando um desses carros aparecia na oficina, qualquer mecânico com mais de 6 semanas de experiência correria para o banheiro e trancaria a porta.

1986 Suzuki Samurai

Quem assusta? Motoristas

O carro capotar a 110 km/h na estrada ao desviar de um esquilo? Assustador. O Suzuki Samurai era tão barato, e boa parte dos compradores eram jovens motoristas. Na maioria das vezes os motoristas acabavam ficando dependurados pelo cinto de segurança de cabeça para baixo e as 4 rodas pra cima. Apesar de assustador, o Suzuki não era muito pior que a grande maioria dos SUVs da época.

1987 Ford Festiva

Quem assusta? Motoristas

De uma boa olhada nesse carro. Pequeno, não? Agora imagine o pequeno Festiva cercado por aqueles imensos caminhões americanos? Dirigir a 120 Km/h, a noite, e debaixo de chuva? ainda mais assustador. Tom e Ray se complicaram ao dizer que o carro era inseguro e que vinha com uma coroa funerária  de flores na grade dianteira.

2004 Hummer H1

Quem assusta? Sociedade, Meio Ambiente, Terapeutas.

Quando alguém para para pensar que tipo de pessoa compra um Hummer, esse alguém começa a se preocupar com o futuro do país. Esse tipo de pessoa se sente tão fora do contexto que precisa dirigir por aí achando que um esquadrão das forças armadas vai dar cobertura na próxima discussão que tiver na hora que tiver problemas com outros motoristas na hora de disputar uma vaga nos estacionamentos.  Em termos de meio ambiente, o Hummer queima os recursos naturais como se não existisse o amanhã.

2005 Pontiac Aztek

Quem assusta? Quem olha

De acordo com Tom e Ray, olhando para o Aztek dá para saber para onde os designers da VW que criaram o enlatado VW ‘Thing foram parar. O Aztek é uma homenagem a arte infeliz sem compromisso. Alguém na GM disse para pegar uma minivan, cortar as pontas, e fazer alguma coisa que pudesse ser chamado de utilitário. O carro em si não era ruim, mas o visual do carro era péssimo.

Work Cited:

“Top 10 Scary Cars”, Tom and Ray Magliozzi, Car Talk. car.com. On-line. Oct 2nd, 2006. http://www.cars.com/go/advice/Story.jsp?section=top&story=topScary&subject=more&

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s