Ayrton Senna e o VW Gol

Publicado: novembro 17, 2010 em VW



Ayrton Senna sobre o VW Gol: “Este carro não me agradou em Nada!”

Ayrton Senna foi um herói nacional. O herói que trouxe lembranças, alegrias, orgulho, e tantas emoções para o povo Brasileiro! Ayrton Senna não podia estar errado não é mesmo? E o que Senna tinha a falar sobre os carros brasileiros em 1984 quando foi convidado pela revista Quatro Rodas a testar 12 modelos brasileiros?

“Os carros brasileiros podem ser comparados aos Europeus” (Ayrton Senna)

No geral Senna ficou surpreendido com o resultado e a evolução dos carros brasileiros em 1984. Mas é claro que nem todos os carros foram elogiados por Senna. De todos os carros testados, o pior mesmo foi o Gol! Sim, é verdade que Senna testou o Gol de primeira geração, mas muito desse gol ainda está presente até mesmo no Gol G5, como é o caso da parte traseira da plataforma, e toda suspensão traseira. Sim, a plataforma dianteira do Gol G5 é  PQ24, a mesma de Polo e Fox, mas é igual apenas até o banco do motorista. Toda a parte traseira é igual ao Gol G2, G3, e G4, que por sinal é apenas uma modificação muito gambiarra do Gol G1, onde apenas o tanque de combustível foi colocado em baixo do banco traseiro para acomodar o estepe em posição horizontal. Isso explica o péssimo resultado do Gol G5 no Crash Test do LatinNcap (leia mais aqui)

A verdade é que o Gol nunca foi grande coisa, e era um carro apertado de 2 portas, sem espaço nenhum para os passageiros, sem espaço para a cabeça e pernas de quem sentava atrás, duro e desconfortável, sem espaço nenhum no porta malas, mas que tinha um motor bom e acima dos concorrentes. Pior de tudo, Gol era um absurdo tão grande, que era um carro compacto de motor longitudinal. Uma configuração em desuso desde o final dos anos 60! Mesmo a segunda geração não era grande coisa. Continuava apertada, com péssimo aproveitamento de espaço, continuava duro, e de volante e banco de motorista deslocados. A segunda geração demorou quase 15 anos para conseguir um coeficiente aerodinâmico que os concorrentes já conseguiam em 1983 e 1984!  O motor transversal a VW só foi conseguir alcançar a concorrência depois de mais de 30 anos de atraso.

Realmente Ayrton Senna estava certo!  “Este carro não me agradou em Nada!”

Os brasileiros deveriam ter dado ouvido ao Senna. Uma pena!

Ayrton Senna, um herói nacional! Ele não poderia estar errado, poderia?

Work Cited:

“Ayrton Senna Exclusivo: Nossos Carros no Teste do Campeão”. Roberto Ferreira. Revista Quatro Rodas. Edição Março 1984, pag 24-34.


Anúncios
comentários
  1. Jonny disse:

    kkkkkkkkkkkkkkk

    VLw Ayrton!!! Eterno!!!

    NOVO UNO NOVO TUDO!!!!!

    • Jão disse:

      Muito bom o blog, mas que vergonha, muita informação tendenciosa, só se vê falando mal do gol, o artigo começa interessante, achei q iria mostrar a avaliação de carro por carro, mas no como em toda matéria, fala mal do gol.
      Amigo por favor, pode protestar, mas mostre o defeito de todas os carros, nenhum carro é perfeito, e se voce analisar a real situação do BRASIL, o GOL e UNO serão os carros mais vendidos por muito tempo.
      Não vejo críticas ao UNO, que é horroroso e tem um projeto tão arcaico quanto o do GOL(estou falando do UNO, e não do NOVO UNO, que tem projeto novo).
      Não vejo críticas ao ECOSPORT, q é um fiesta mais alto.
      Te aconselho a buscar patrocínio da FIAT, pq é mta perca de tempo criticar a VW sem ganhar nada e pior, não obter nenhum retorno por isso.
      Sem MAIS…

  2. xoomei el-ayors disse:

    ….

    bah…! o meu chega a marcar até 20 km por litro

    1.0 ??? nasdra, um lindo 1.6 branco

  3. Alex S disse:

    O Senna tava certo. A maior prova eh esse Novo Gol e Voyage cheios de problemas. Eita carrinhos porcarias!

  4. willians disse:

    realmente se ele que é/foi o melhor piloto do mundo disse isso,com certeza ele está certo!
    confio nele.

    Senna DESDE SEMPRE PRA SEMPRE! ETERNO BRASILEIRO!

  5. fernando marconi disse:

    Realmente o Sena foi um Heroi como pilo mas sabemos que o Senna nunca foi acertador de carros…. nessa reportagem fica facil observar isso… ele fala do carro ser bom em baixa rotacao e quando joga a 3a e 4a…. pera ai o carro pode andar em baixa rotacao em 1 2a 3a 4a sendo que ele quis dizer em baixa velocidade ja que em uma rotacao em 3a e 4a ele esta mais rapido… mas… tao ruim desse gole ra o motor a ar q ao a vw corrigir o carro eh sucesso ate hj…

  6. […] (Ayrton Senna e o VW Gol, leia mais aqui) […]

  7. […] Ayrton Senna e o VW Gol […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s