Câmeras traseiras cada vez mais requisitadas

Publicado: novembro 28, 2010 em Novidades, Tecnologia

As câmeras traseiras passam a ser um grande argumento de vendas, e ficam mais sofisticadas.

Montadas na traseira de alguns carros, as câmeras digitais mostram o que está atrás dos veículos quando a marcha ré está engatada, e na maioria das vezes mostra a imagem nas telas multimídias dos navegadores. As primeiras câmeras foram lançadas no final dos anos 90, e se tornaram cada vez mais popular entre os consumidores americanos, de acordo com a pesquisa de novas tecnologias, realizada pela J.D. Power and Associates, em Junho passado. As câmeras traseiras ficaram em quinto lugar no interesse demonstrado pelos consumidores.

A popularidade das telas multimídias no centro do painel ajudou a tecnologia das câmeras se tornar mais popular, e hoje em dia a tecnologia já é oferecida em modelos de preço acessível como o crossover Kia Sportage 2011, que oferece a câmera em um pacote que custa US$1500 na versão básica LX, que também inclui navegador GPS.

Com a tecnologia acessível em veículos baratos, as marcas de luxo começam a disponibilizar sistemas de câmeras mais sofisticados. A Infiniti disponibiliza um sistema composto por 4 câmeras, sendo uma traseira, uma dianteira e duas posicionadas em baixo dos espelhos retrovisores apontadas para baixo para visualizar a guia da calçada. A câmera traseira liga-se automaticamente ao engatar a marcha a ré, enquanto que as outra câmeras são ativadas ao toque de um botão no painel, e desligam automaticamente em velocidade acima de 5-6 km/h. O sistema foi introduzido inicialmente nos modelos EX (foto acima), e está disponível também nos modelos FX, e no remodelado QX56 2011.
A Delphi espera começar a vender em 2012 um sistema que usa câmeras para ajudar motorista a estacionar veículos de grande porte. O sistema chamado Parking Guidance fornece instruções passo a passo de onde e quando virar o volante na hora de estacionar. O sistema funciona com um computador abordo do veículo que mede ângulo e distância da vaga medidos através das câmeras. Os dados são processados instruindo o  motorista em quando e quanto deve virar para estacionar na vaga.
Outros sistemas já disponíveis no mercado estacionam o veículo automaticamente, sem nenhuma ajuda do motorista, mas existem grandes restrições por parte da aceitação por parte de motoristas, e problemas de alto custo.
Em resumo
O que as câmeras fazem: Combinam câmeras montadas na parte traseira dos veículos e tela de navegadores GPS para mostrar aos motoristas o que está atrás dos veículos em marcha a ré
Alguns veículos 2011 nos Estados Unidos que já possuem: Ford F-150, Jeep Grand Cherokee, Dodge Ram Power Wagon, Hyundai Equus, Infiniti FX, Kia Sportage
Alguns fabricantes: Panasonic, Valeo, Hella, Delphi

Work Cited:

“Rearview cameras become a front-runner  in sales”. Ryan Beene. Automotive News. November 1st, 2010. On Line.    http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20101101/OEM06/311019989/1422#ixzz16YatKWqA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s