Motores: Petróleo vai continuar dominando

Publicado: dezembro 7, 2010 em Economia, Tecnologia

Durante a próxima década, os motores queimando combustíveis fósseis devem continuar dominando a preferência do consumidor Europeu.

Lucas Ciferri, do Automotive News, afirma que em 2020, 93% dos carros vendidos na Europa terão motores queimando combustíveis fósseis. Segundo Ciferri, essa é a conclusão do relatório de analistas da JD Power and Associates. Os carros elétricos devem responder por 3% das vendas na Europa, enquanto que carros com motores híbridos gasolina-elétrico, ou diesel elétrico, devem responder por outros 4%. Ciferri acredita que essa previsão deve estar correta, e vai além, e diz que os números são bons para a indústria, e também para o meio ambiente. Mesmo com incentivos do governo, veículos elétricos e híbridos são e devem continuar sendo muito caros pela próxima década, e devem fazer pouco progresso.

Por outro lado, motores de combustão interna vem progredindo e liderando lançamentos de modelos que emitem menos de 100g de CO2 por quilômetro. A maioria desses carros tem preço baixo, por volta de 15mil Euros (US$21mil), ou seja, metade do preço de um carro elétrico como o Nissan Leaf, que custa 30mil Euros, mas graças a inúmeros incentivos para baixar o preço. Ciferri cita Henry Ford que falava que uma inovação de verdade é aquela que esta ao alcance das massas. Os carros elétricos como o Nissan Leaf não seguem esse critério.

O que Ciferri quer dizer é que os milhares de carros acessíveis com motores de baixa emissão de CO2 terão muito mais impacto na redução de emissões do que os poucos carros elétricos ou híbridos de alto custo. Ciferri lembra que nem por isso os fabricantes devem para de investir no desenvolvimento de carros de emissão zero. Cifferri diz que em tempos difíceis a indústria automobilística precisa de novas idéias para se re-inventar, mas é errado acreditar que os carros passarão a ser elétricos de uma hora pra outra, e que essa mudança vai solucionar todos os problemas da indústria automobilística. É esperar para ver.

Nissan Leaf

 

Work Cited: “Fuel burning powertrains will dominate the decade”. Lucas Ciferri. Automotive News. November 2nd, 2010. On Line. http://www.autonews.com/article/20101102/BLOG12/311029935/1193#ixzz17OVC2bhU

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s