O modelo vai competir com BMW e Audi na corrida do “luxo verde”.
BERLIN (Bloomberg) — A Mercedes Benz está planejando lançar uma versão do Classe S com um motor de 4 cilindros, uma configuração que não existia desde os anos 60. A Mercedes vai ser a primeira montadora de luxo a colocar um motor de baixa cilindrada em um modelo topo de linha para cumprir os níveis de emissões e conquistar consumidores com uma consciência ecológica. Já foram investidos mais de 1 bilhão de Euros no desenvolvimento de tecnologia “verde”. A BMW também já investiu 1.2 bilhões de Euros em tecnologia para ajudar a baixar o consumo de combustível de seus modelos, e conseqüentemente o nível de emissões.

A redução de cilindrada de motores é uma reação à crise financeira que derrubou a demanda por carros luxuosos nos Estados Unidos. Norbert Reithofer, CEO da BMW afirmou que as vendas de carros de luxo nos Estados Unidos devem ficar abaixo dos números de vendas antes da crise, pelo menos até 2013 ou 2014. Os motores de menor cilindrada são mais baratos, e permitem um incentivo financeiro maior para atrair os consumidores que buscam modelos luxuosos com preço mais acessível. O Class S250 CDI deverá mirar os consumidores europeus, com um preço mais barato em torno de 3700 euros em relação a versão V6, mas custando 27400 euros mais caro que a versão mais barato do Classe E.
A BMW também trocou o motor de 8 cilindros do modelo da Série 7 por outro motor de menor cilindrada e 6 cilindros. A montadora também tem planos para construir um supercarro híbrido e com um motor elétrico funcionando dentro dos centros urbanos. No entanto, a BMW não deve contar com um motor de 4 cilindros na Série 7, da mesma maneira que a Mercedes fez com o Classe S. A BMW está desenvolvendo uma versão do conceito Vision Efficient Dynamics que deve entrar em produção por volta de 2013. O modelo esporte de 4 lugares combina um motor de 3 cilindros com 2 motores elétricos, acelerando de 0-100 Km/h em 4.8 segundos, e com emissões de CO2 de 99g/Km. A Audi também adota as mesmas soluções da Mercedes e BMW, e também planeja alguns carros com motores de cilindrada menor e motores elétricos. Uma versão do A8 deverá combinar um motor a gasolina com um motor elétrico. O sedan híbrido está sendo planejado para 2012. O modelo A8 deve contar também com uma versão de tração dianteira e motor 6 cilindros diesel.
O Classe S da Mercedes deve ser bem recebido em mercados como França, Reino Unido, e Holanda, que são países que estão aumentando os impostos dos automóveis de acordo com a emissão de CO2.
Work Cited: “Mercedes launches its first four cylinder S class to race BMW, Audi in green luxury”. Paul McVeigh. Automotive News Europe. November 9th, 2010. OnLine. http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20101109/ANE/101109831/1193#ixzz183aHRmBr