Nem tudo sobre o VW Gol

Publicado: janeiro 4, 2011 em VW

Gol G5 abandonado nas ruas de São Paulo: tão novo é já abandonado?

Em reportagem vergonhosa e tendenciosa, o site i-carros fala poucas verdades sobre o problemático e recallcado Gol G5.

 

Simplesmente, uma das piores matéria que o UOL carros poderia divulgar. No infeliz e bajulador artigo “Tudo sobre o Volkswagen Gol”, o autor Gustavo Zucchi, do site i-carros fantasia, idolatra, e não fala tudo sobre o problemático e recallcado carro da Volkswagen. O autor se argumenta nos números de vendas para falar deste carro, como se apenas esse fato pudesse determinar se um carro é bom ou não. “Queridinho” e “mais vendido” nas palavras de Gustavo Zucchi, o autor esquece que apesar de ser o mais vendido o Gol não é a preferência da maioria dos consumidores brasileiros. De fato, dos 2,9 milhões de carros vendidos no Brasil em 2010 até Novembro, apenas 8.9% dos consumidores optaram por comprar o Gol. Mais de 90% dos consumidores brasileiros compram outros carros. Longe de ser o mais queridinho do Brasil.

O autor deve ter uma memória muito fraca, ou teve preguiça de pesquisar um pouco, ou preferiu omitir fatos. Seja qual for o motivo, durante os 30 anos que o Gol esteve no mercado, o carro nem sempre alcançou bons números de vendas, apesar que Zucchi insiste em afirmar que o modelo sempre teve boas vendas. De início, o carro foi um verdadeiro fracasso de vendas. A primeira versão com motor 1.3 refrigerado a ar era barulhento, beberrão, e de péssimo desempenho. O modelo só foi conseguir desencalhar das concessionárias depois de 6 anos, quando o motor 1.6 refrigerado a água garantia um desempenho superior em relação aos fracos concorrentes da época. Era um carro que apenas o motor prestava, e nada mais.

Se é para falar de Gol, então até agora o autor da reportagem do i-carros só fez gol contra. Zucchi insiste em bajular o carro da VW e afirma: “O Primeiro Gol foi lançado em 1980. O modelo fez tanto sucesso que só ganhou uma nova geração em 1993”. Como dito anteriormente, o lançamento do Gol em 1980 foi um desastre, que só foi salvo porque em menos de 1 anos a VW teve que lançar o Gol com motor 1.6 para aposentar o fracassado Gol 1.3 a ar. O modelo era tão ruim que foi abertamente criticado por Ayrton Senna, o herói brasileiro que chamou o carro como um dos piores carros que ele já havia dirigido:

Ayrton Senna sobre o VW Gol: “Este carro não me agradou em Nada!”

(Ayrton Senna e o VW Gol, leia mais aqui)

Pior ainda foi afirmar que o modelo teve uma segunda geração em 1993. Na verdade, o Gol G2 só foi aparecer em 1995. O modelo ganhava carroceria mais moderna, sem calhas, com parachoques e vidros rentes a carroceria. Coisas que a concorrência já tinha há mais de 10 anos. O modelo continuava com a mesma plataforma gambiarra do primeiro Gol de 1980, com poucas modificações. Praticamente, apenas o tanque de combustível foi colocado debaixo do banco traseiro para dar espaço para o estepe no chão do porta malas. O primeiro Gol de 1980 era tão mal projetado que nem havia lugar para o estepe, e o espaço debaixo do banco traseiro não servia para nada. O pior de tudo era o motor longitudinal em um carro compacto. Algo que já estava fora de uso desde o final dos anos 60. O Gol de segunda geração continuava uma bizarrice em forma de automóvel.

Essa bizarrice também era confirmada pela péssima aerodinâmica e aproveitamento de espaço, bem como pelo volante e banco do motorista deslocados para a direita. No primeiro Gol de 1980 o Coeficiente de arrasto aerodinâmico chegava em absurdos Cx de 0,44. Um número absurdo se comparado aos coeficientes atuais que variam de 0,29 a 0,34. O Gol sempre foi um carro atrasado em tecnologia, seja pela aerodinâmica, pela distribuição de peso, pela ergonomia, pelo aproveitamento de espaço, ou especialmente pelo motor longitudinal.

O Gol só foi ter motor transversal e alcançar a concorrência em 2008 com a chamada quinta geração, ou seja, quase 40 anos de atraso tecnológico em relação ao resto do mundo. Mas mesmo assim, o Gol fez isso com muita gambiarra. Basicamente o Gol G5 possui uma plataforma totalmente gambiarra, onde a VW mistura a parte dianteira da plataforma PQ24 usada no Polo de 2000, com a parte traseira da plataforma do jurássico Gol G4. Nas palavras da VW o Gol tem plataforma baseada na plataforma PQ24 do Polo. Sim, mas sem a solda a laser de Polo e Fox, e com a parte traseira de Gol G4, que por sinal é praticamente a mesma do Gol de 1980. Foi justamente essa plataforma gambiarra que resultou no péssimo e vergonhoso resultado no Crash test na LatinCap. O Gol obteve resultados piores que o Fiat Palio, um modelo cuja a plataforma é datada de 1996. Como dito acima, o Gol sempre foi um carro atrasado em tecnologia, e o Gol G5 não foge a regra. De moderno, o Gol G5 só tem a data de lançamento.  Essa vergonha já havia sido mostrada aqui no Blog:

“Gol vai mal em crash test”, leia também aqui

Já que o i-carros queria falar tudo sobre o Gol, então porque Gustavo Zucchi não falou tudo sobre a plataforma gambiarra do Gol G5? Porque não falou também do péssimo resultado do Gol no Crash Test? E também para finalizar, porque Zucchi esqueceu completamente de falar tudo sobre todos os recalls e problemas crônicos do Gol G5, como os motores fundindo com menos de 10 mil Km, freios falhando quando se liga o ar condicionado, rodas caindo devido a falha de lubrificação nos rolamentos, e tantos outros problemas que continuam acontecendo com esse péssimo carro? Basta uma busca rápida em site de reclamação de donos de VW Gol para confirmar os problemas. Uma simples busca no site do Reclame aqui mostra coisas importante sobre o Gol que Zucchi deixou de mostrar. Afinal, era pra mostrar tudo sobre o Gol ou não?

Verdade seja dita, e não é porque o Gol é o mais vendido que o carro seja bom, ou seja a melhor opção do mercado. O Gol mais uma vez está ficando obsoleto e ultrapassado, principalmente se comparado a opções mais modernas como o Novo Uno, um projeto moderno de fato, ou com lançamentos que estão muito próximos. No ano que vem chega o Novo Palio, um carro que vai ser muito mais moderno ainda que o Gol. A Honda e a Hyundai também vão lançar compactos muito mais modernos que o Gol G5. A Toyota vai fabricar um novo compacto no Brazil, e se tomarmos como exemplo o sucesso do Corolla, a coisa vai ficar feia para o ultrapassado e obsoleto Gol de plataforma Gambiarra.

Perder a liderança é só questão de tempo. A VW perdeu a liderança e ninguém acreditava nisso há 30 anos atrás. O Fusca também perdeu a liderança, e também ninguém podia acreditar nisso há 40 anos atrás. Certamente tem muita gente que pode não acreditar agora que Gol vai perder a liderança muito em breve. Gol perder a liderança, é só questão de tempo.



Leia a reportagem do i-carros na íntegra:

http://icarros.uol.com.br/noticias/mercado/tudo-sobre-o-volkswagen-gol/9333.html

//

Anúncios
comentários
  1. Chico Sampa disse:

    Materia paga pro i carros falar bem do gol. Medo da concorrencia, com certeza. Ta ficando cada vez pior pro gol

  2. Wagner disse:

    Faltou colocar que a Toyota levou um gol G5 para o Japão, aposto que fez isso pra fazer um carro bem difente dele, né?

  3. Mike C. Braga disse:

    Cara, minha familia sempre teve Gol, em 1985, 1989, 1992, parati 1989, Gol 2000, 2006, e futuramente um G5 2011. Eu tenho um Gol G3 Serie Ouro. Nunca vi carro igual, muita gente tenta falar mal, mais pq compra então? Muita coisa nesse artigo é mentira, posso provar pq em certo trecho vc fala que o Gol ganhou versão 1.6 depois de 6 anos de produção, mais pra frente vc fala que ele ganhou m 1.6 em 1 ano. É de ficar confuso….

    • boss568 disse:

      Lamento que a sua familia tenha uma mente fechada e desconheça outros carros no mercado, na maioria muito melhores que o Gol. O que leva alguém a comprar um carro defasado tecnologicamente de motor longitudinal, sem espaço para pernas e cabeça no banco traseiro, sem opção de quatro portas, sem espaço no porta malas (metade é ocupado pelo estepe devido ao péssimo projeto do carro)? Você nunca viu carro igual? Posso acreditar. Se você só tem olhos para o Gol, deve achar Gol uma maravilha mesmo. A partir do momento que as pessoas conhecem outros carros, daí a realidade do Gol é outra. Muita gente tenta falar mal? Não, muita gente fala mal. É fato. Basta verificar em alguns sites de reclamações como o ReclameAqui a quantidade de problemas, defeitos e reclamações do Gol G5, Voyage, e Fox. Porque compra? Uma pequena parte como a sua familia ainda acredita que o carro é grande coisa. Outra parte desconhece os inúmeros problemas, recalls, e reclamações. Outros ainda vão atrás de promoções e preço baixo. Além do mais, como dito no texto, mais de 90% dos consumidores NÃO COMPRAM GOL. É fato. A sua família deveria fazer como a grande maioria e não comprar Gol. Se você acha que alguma coisa possa estar errado no texto, sinta-se a vontade de mostrar aonde possa estar errado, e prove! Mostre fatos! Esclarecendo a parte que você ficou confuso. O Gol ganhou motor 1.6 refrigerado a AR em 1981, 1 ano depois de ser lançado, pois o motor 1.3 de fusca (refrigerado a ar) foi um verdadeiro fracasso. Em 1985 o Gol ganhava o motor1.6 MD270 do Passat, refrigerado a água.

  4. rodrignho-lopes@hotmail.com disse:

    conprei um gol é um lixo de carro nunca mais conpro carro com a marca wv
    o motor vaza oleo ea garantia fala que é um leve suamento de oleo
    o pior que o veiculo so´tem 6 mil km rodados imagina quando tiver com 40 mil
    vou ter que mandar uma carta no progama lata velha ..

  5. Daniel disse:

    comprei um gol G5 1.0 em fevereiro de 2009, até hoje me arrependo duramente de ter comprado essa porcaria de carro, hoje atualmente esta com 34.000km, ja perdi as contas do quanto eu levei na concessionária para fazer recall ou trocar peças, e ainda tive que fazer a troca do MOTOR é possível isso???, no começo o carro não pegava, depois o motor com 20.000KM começou a bater e fazer um barulho de carro velho, hoje o carro faz inumeros barulhos internos, engasga, ja tive que trocar vela, correia, por tudo isso e mais algumas coisas que não mencionei aqui pois se não vou ficar escrevendo aqui o dia inteiro. Divulguem NÃO COMPRE ESSA PORCARIA DE CARRO!!!!

  6. Hodney disse:

    O carro é péssimo! Meu pai possui um ano 2009 motor 1,6 e hoje, super bem tratado, com apenas 15 mil kilometros, o alternador resolveu apresentar problemas. No painel a luz de bateria pisca e para reparo do mesmo, é necessário desfazer boa parte da instalação do ar condicionado. Na concessionária, se você tiver problemas com o alternador de seu Gol GV, saiba que você irá gastar para repor o gás de seu ar condicionado, assim também com o gasto em outros componentes do equipamento.
    Uma simples luz piscando de seu Gol G5 no painel, vai te custar R$ 1564,00.

    Esse foi o maior mico já produzido pela VW do Brasil. Hoje ele vende muito não pela sua utópica qualidade, e sim pelo marketing pesado da marca, pela opinião dos “mexânicos” que adoram repará-lo devido o retorno continuo as oficinas e pela desinformação dos clientes.

  7. alexandremattos disse:

    vc falou sobre o gol
    vc falou sobre a palio

    palio
    http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=fiat+palio&id=&BuscaTipo=E&x=0&y=0&BuscaTipo=G

    fiesta
    http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=ford+fiesta&id=&BuscaTipo=E&x=0&y=0&BuscaTipo=G

    corsa
    http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=chevrolet+corsa&id=&BuscaTipo=E&x=0&y=0&BuscaTipo=G

    kra isso vai ter, enquanto houver consumidor, haverá insatisfações sempre. uns gostam outros não. o gol pode até ser ruim, mas de fato é o carro que por muitas gerações agradou. eu tenho um gol quadrado e não me arrependo. realmente quem sentaa atrás não tem espaço, tive um voyage e era a mesma coisa. mas isso não faz do carro uma aberração. carros novos, como os da marca peogeot ainda tem linhas com bancos traseiros apertados, sem espaço para perna. meu amigo tem um citroen novo, não lembro o nome, tem um espaço fantástico para o assento traseiro.

    atualmente o carro que compraria seria a nova uno ou o voyage.

    • Tiago disse:

      Já tive gol g2 , g3 e agora tenho um gol g4 , mas até agora eu pensava que os vário problemas eram devido a geração da época do carro. O g2 morrava na oficina e com muito custo de dinheiro e tempo e justiça consegui me desfazer. O 2º foi o g3 que apresentou um problema na roda então logo vendi. O 3º foi um arependimento total, até então eu achava que era só problema de geração. Hoje tenho um gol g4 e estou muito arrependido tentando vende-lo. O meu carro já zero km aresentou um problema que molha tudo por dentro e com isso ele fica todo mofado e esverdeado de fungos não pude acreditar no que vi .Tenho uma criança que não tem imunidade e é alergica tenho que levá-la na creche de segunda a sextaestou usando o palio de minha irmã ate vender o meu aquario. Se não me bastase o carro apresentou um problemas que não reconhece as chaves que liga o veículo. O carro fica de guincho em guincho de um lado para outro , mas só para ver qual é o problema a Saga cobra 120,00 fora as peças e mão de obra. Liguei para o atendimento ao cliente e fiquei decepcionado como um cliente é mal tratado. Eles só fazem propaganda para vender e depois se o seu VW apresentar algum problema, se vira e prepara o bolso, pois com certeza ira gastar bastante até desfazer a besteira de comprar esse aquario ambulante.

  8. josé marcos disse:

    tambem cai na besteira de comprar um g(ambiarra) 5
    um carro zero – que comprei para trabalhar -, mas apezar de zero veio com um cheiro insuportavel de gasolina quando enchia o tanque, o pisca nao funcionava e o volante puxava para a direita, o qual na quarta vez a concessionaria resolveu o problema
    para agendar qualquer servico tem que ser com pelo menos uma semana de antecedencia
    hoje o encosto do braco da porta esta soltando o tecido.
    achei decepcionante ter comprado um carro zero para me dar tantos aborrecimentos

    caso alguem esteja querendo comprar um, converse com quem tem…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s