O último Mercury

Publicado: janeiro 5, 2011 em Ford

Mais uma grande marca de Detroit vai embora. A Mercury sai de cena em silêncio.
O último Mercury foi um Grand Marquis (foto acima) que deixou a linha de montagem da Ford no dia 4 de Janeiro de 2010. A fábrica em Saint Thomas, Ontario acaba de dizer adeus oficialmente para mais uma grande marca de Detroit. O carro vai ser vendido como carro de frota para alguma empresa. Marcey Evans, porta voz da Ford, diz que a empresa está eliminando a marca para se concentrar em outras 2 marcas: a Ford, e a Lincoln. A tempestade de neve que tomaram conta da costa leste nos últimos dias atrasaram a entrega dos fornecedores de peças, forçando a produção do último Mercury para 2011. O modelo ficou pronto no dia de ontem, as 8 horas da manhã. O Grand Marquis foi produzido por 25 anos. A fábrica em Saint Thomas vai continuar produzindo o Ford Crown Victoria para taxistas e carros para a polícia até setembro de 2011, quando a fábrica será fechada.
A Ford produziu mais de 21 milhões modelos da marca Mercury desde 1938, quando a marca foi criada.Uma época marcada pelo aumento exagerado de marcas pela GM, que comprava a Pontiac, Oldsmobile, Buick, e Cadillac. Na época as marcas eram bastante diferenciadas e com personalidades bastante diferenciadas. A Chrysler seguiu na mesma direção com a Plymouth, Dodge, e DeSoto. Com o tempo as marcas foram perdendo identidade para baixar custos e aumentar os lucros. Bob Casey, do Museu Henry Ford em Dearborn, Michigan diz que a Ford determinou que não valia mais a pena investir para diferenciar um Ford de um Mercury.
A competição de modelos importados nos Estados Unidos, e o marketing limitado forçaram as montadoras de Detroit a reduzir o número de marcas e modelos.  A Chrysler encerrou a Eagle e Plymouth. A GM deu fim na Pontiac, Saturn, Hummer, Saab, e Oldsmobile. Agora foi a vez da Ford abandonar a Mercury. Uma marca que poucos conhecem hoje em dia, mas ficou famosa por carros no passado como o Mercury 1949 da foto abaixo. Um belo carro que marcou época.

Work Cited: “Mercury rolls into history with output of final Grand Marquis”. Laurén Abdel-Razzaq and David Philips. Automotive News. January 4th 2010. On Line.  http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20110104/OEM01/110109968/1255#ixzz1A8YCtExq

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s