Hyundai e Kia podem incomodar a VW

Publicado: janeiro 9, 2011 em Hyundai, Kia, VW

Segundo o CEO da VW, o grupo Hyundai-Kia é um competidor perigoso.

No Artigo “Agressive Hyundai keeps Winterkorn lookig over his shoulder”, Douglas A. Bolduc, Editor Chefe do Jornal Automotive News, escreve em sua coluna a respeito da preocupação que o CEO da Volkswagen Martin Winterkorn está tendo com o grupo Hyundai-Kia. Bolduc lembra que o grupo sul-coreano deve fechar o ano de 2010 com um aumento de 4% nas vendas no mercado Europeu, enquanto que a VW deve perder exatamente os mesmos 4% no mesmo mercado.  No mercado global, o grupo Hyundai-Kia também deve aumentar as vendas em torno de 10% devido ao lançamento de 12 novos modelos e atualizações na linha, além do aumento da demanda na China e outros mercados emergentes.

O grupo Hyundai-Kia comemora o aumento e recorde de vendas de 5,74 milhões de veículos em 2010. Um aumento de 24% em relação a 2009. Por comparação, Bolduc lembra que a VW esperava vender em 2010 mais de 7 milhões de veículos, ultrapassando a marca de 6,29 milhões em 2009. Para 2012, os números são ainda mais ambiciosos, e o grupo alemão espera vender mais de 12 milhões de veículos. Winterkorn, CEO da Volkswagen, está tentando tomar a liderança da Toyota, e espera que isso aconteca por volta de 2018. Bolduc diz que o CEO da Volkwagen teria declarado a publicação alemã Focus que o grupo Hyundai-Kia é um competidor perigoso para a Volkswagen, devido a melhorias na qualidade dos carros Hyundai e Kia. 

O artigo também informa que tanto Winterkorn, CEO da Volkswagen, quanto Chung Mong Koo, CEO da Hyundai, estão envolvidos também na disputa pelo título de melhor executivo na indústria automobilística. Chung caiu duas posições, ficando em quinto no ranking de 2011 da revista Motor Trend. Winterkorn manteve a quarta posição. Nesse ranking, Alan Mullay, CEO da Ford, é o número 1, depois de terminar em segundo em 2010. Ferdinand Piech, chefe de Winterkorn, ficou com a segunda posição, seguido por Carlos Ghosn, CEO da Renault-Nissan.

No Brasil, a Kia vai muito bem, e comemora o aumento de vendas. A Hyundai vai ainda melhor, e tem grandes planos de investimento. A Hyundai já confirmou a fabricação de um modelo compacto de preço acessível para competir diretamente com o VW Gol, um carro defasado e de plataforma gambiarra e bastante ineficiente (saiba mais aqui). Cada ano que passa, o Gol vai ficando cada vez mais defasado outra vez. Por outro lado a Hyundai vem fazendo melhorias em termos de qualidade e produtos, e um carro compacto moderno e de qualidade faria muito bem ao mercado e consumidores brasileiros, além de ser uma ameaça a Volkswagen no Brasil também.  Que venha o Hyundai. No final, quem ganha é o consumidor.
 

Work Cited: “Agressive Hyundai keeps Winterkorn lookig over his shoulder”.Douglas A. Bolduc. Automotive News. January 4, 2010. Online. http://www.autonews.com/article/20110104/BLOG08/301049999/1193#ixzz1AVYkeqKy

Anúncios
comentários
  1. Marcos Paulo disse:

    Ai Ai Ai como é chato ler palavras de fiateiros, fala sério vai vcs nem disfarçam idiotas mas chorem vcs nunk irão alcançar o nome que a VW carrega disputando sempre a liderança mundial na venda de automóveis e a FIAT só continuara vendendo bem aqui nesse país que la fora é visto como pais de índios analfabetos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s