Um dos termos de busca mais procurados, o problema ganha Blog próprio.

Durante o ano de 2010, um dos termos mais procurados aqui no Blog foi a palavra “luz EPC”.  A luz EPC (Engine Power Control), é uma luz indicadora no painel dos carros Volkswagen. Ao ligar a ignição a luz de acende, e deve apagar após dar a partida. Quando a luz de acende com o carro em movimento, ou não se apaga depois de dar a partida, é porque existe algum problema como o conjunto do acelerador eletrônico, que compreende o pedal de aceleração, interruptores do pedal de embreagem e freio, chicote, módulo de injeção, e corpo da borboleta. Em resumo, a luz indica problemas elétricos ou eletrônicos, e na maioria das vezes sem solução.

Alguém cansado de tantos problemas resolver criar o Blog “Problema no Fox – Luz EPC” como protesto e descaso ao consumidor cansado de reclamar e não conseguir a solução para esse problema.

Se alguém estiver tendo o mesmo problema, não deixe de acessar o Blog e relatar o seu problema também.

http://foxproblema.blogspot.com/

leia também:

VW Gol – Fábrica não resolve drama do EPC

Anúncios
comentários
  1. ronaldo df disse:

    Eu, comprei um fox em Brasilia na Disbrave Aeroporto em julho de 2011 e o carrinho ja apresentou defeito na luz epc o carro ja foi umas tres vezes e nada deles ajarem o problema eu fui ao procom fazer o cancelamento da compra e nao tive excito vou ter que acionar a justiça pra reaver o meu dinheiro isso é um absurdo nos consumidores ter que passar essa vergonha e ningeuem faz nada estou com muito raiva da DISBRAVE na hora de comprar o carro nos somos atendido com maior gentileza depois e só grosseria por parte deles

  2. Natalie disse:

    O meu problema com o Fox, foi após abastecer. A luz da injeção eletrônica se acendeu e não se apagou mais, não adiantava acelerar que o carro não desenvolvia, nem a luz se apagava. Alguém pode me explicar quel é o problema ?

  3. ronald serafim da silva mafra disse:

    a luz do epc é uma avaria no sistema eletrico eletronico, geralmente relacionado com o interruptor de freio, quando não ai sim esta relacioando com sistema de injeção. semnpre tem solução, basta procurar um profissional competente.

  4. Roberto disse:

    Comprei fox em 2014,ano 2009 e nao tinha conhecimento deste problema. O meu fox esta acendendo a luz EPC e vendo estas informações aqui fiquei extremamente preocupado. Acho que vou vendê-lo e pegar outro carro de marca diferente,

  5. Bruna disse:

    Comprei uma Tiguan 2010 faz quase 3 meses. Está com 57 mil no momento. O carro é sensacional. Só que faz quase 1 mês q está com a luz da injeção amarela ligada direta no painel. Ja levei na Volkswagen e em outro mecânico. O mecânico fora da concessionária falou que era a bubina. O mecânico da volks fez vários testes que apontam pra sonda lambda. Mas no manual fala em catalizador. Enfim o carro ta perfeito, não apresenta falhas no motor. Só a luz acesa que está me incomodando. Alguém tem alguma sugestão? No mais o carro é excelente.

  6. marcos andre de oliveira disse:

    Meu carro é um voyage comfortline 2011/2012 a luz epc acendeu, o que fazer?

  7. Artur disse:

    A luz do meu Fox 1.6 13/14 acendeu há duas semanas. Ele não queria dar partida, achei que fosse a bateria. Empurrei e consegui funcionar, no entanto a Luz EPC acendeu e o carrou ficou sem aceleração. Indiquei o problema a um mecânico de uma oficina próxima e ele ja foi com a resposta e materiais para o problema. Era sujeira na borboleta, e por conta disso ela não abria e consequentemente não acelerava. Ele lubrificou a borboleta e pronto, problema resolvido (pelo menos por enquanto. Ele falou que se voltasse a acontecer, que teria que trocar a borboleta e mais algumas coisas que não lembro. Me disse também que uma gasolina adulterada ou suja pode provocar isso e pediu para eu abastecer algumas vezes com aditivada para limpar o motor.

  8. Valdo disse:

    Tenho um Voyage 2014 que está apresentando esse problema. Já levei na concessionária várias vezes e eles não resolvem o problema. Não sei o que fazer. Volks nunca mais.

  9. Ana Paula disse:

    Comprei um Gol G6 2013/2014 desde a 1 vez que coloquei gasolina , Ligou EPC e o Carro desliga e perde a Força do motor , Morre , Perigo TOTAL , Comprei uma Carro mais novo para não ter problemas e no fim 😦

    Socorro .

  10. ESSE TEXTO É UMA PLAGIO, ENCONTREI-O EM QUATRO PAGINAS DIFERENTES NA INTERNET QUANDO BUSQUEI INFORMAÇÃO SOBRE EPC NO PAINEL DO FOX.
    A luz EPC é uma luz espia do sistema de ignição do veículo, a sigla significa Electronic Power Control. Como todo o sistema de injeção e ignição estão interligados a rede elétrica do veículo, ou seja, o módulos do veículo compartilham dados, a chamada Rede CAN, e muitas vezes pequenas falhas como uma luz queimada pode interferir no sistema de ignição do motor.
    Existem diversas falhas relatadas ao sintoma da luz EPC acesa, podendo ser um simples luz queimada, passando por cabos de vela com vazamento até a fiação elétrica do veículo.
    Por se tratar de um problema intermitente, que por si só já faz o mecânico entrar em parafuso, é comum que alguns reparadores troquem dezenas de peças com velas, cabos de vela, bobina, sensores diversos(!), corpo de borboleta(pois em alguns caso o veículo fica oscilando a aceleração.) e et cetera. Com isso o orçamento fica tremendamente dispendioso, não resolve o problema e a luz EPC acende quando o veículo saí da oficina. Simplesmente frustrante!
    Novamente temos o veículo na oficina, e ao verifica com o scanner a ECU, encontramos a memória de avaria abarrotada de códigos de falha, alguns sem nenhuma lógica com o problema. Este é um problema comum na linha Volkswagen, mas que deve ser diagnosticado com cautela.
    De início pode-se investigar o sistema de ignição, pois é muito comum que cabos de vela e/ou a bobina estejam com pequenas rachaduras, e consequentemente gerem fugas de corrente. Acontece que essa fuga de corrente, significa também que o campo magnético criado não esteja sendo suprimido pela blindagem do cabo, logo este campo irá afetar a ECU, que na maioria dos casos entra em modo de segurança, e então começam os sintomas: Luz EPC acesa, perca de força…
    Outra principal causa deste problema é a baixa tensão na linha 15. Eu já encontrei alguns veículos com uma geração tão baixa que eles não se sustentavam por muito tempo, mas este não é o caso, a única similaridade é que dezenas de falhas aparecem na memória de avaria pelo motivo de…baixa tensão! Não é raro aparecerem Vw’s Gol com a EPC acesa e o problema ser aparentemente impossível de ser detectado. Neste caso deve ser observado toda a fiação da linha 15, aterramentos e pasmem, o simples comutador de ignição.
    Este último componente é muitas vezes o causador de uma dor de cabeça tremenda, pois poucos reparadores percebem que o problema está no fato deste comutador estar defeituoso, e suas conexões não proverem um contato eficiente, o que causa baixa tensão. A ECU entra em modo de segurança, a luz EPC acende, o veículo começa a perder força ou ter sua aceleração limitada até parar, e minutos depois funcionar normalmente, pois no período em que ficou desligados, as falhas intermitentes são apagadas da ECU e então o veículo volta a funcionar. Complicado não ?
    Recapitulando :
    Sintomas: Luz EPC acesa, perca de potência, aceleração limitada e parada total do motor.
    Principais causas: Sistema de Ignição defeituoso(fugas de corrente.) e linha 15 com baixa tensão.
    Percebeu que o diagnóstico é mais complicado que o problema ? Exige CONHECIMENTO do reparador por parte do sistema, e claro, experiência também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s