Trabalhadores da VW na Alemanha pedem aumento

Publicado: janeiro 19, 2011 em VW
Tags:, , , , , ,

Mais problemas para  a VW, que deve negar  aumento de 6% para 100mil trabalhadores.

(Bloomberg) — A Volkswagen deve negar o pedido de aumento de 6% para 100mil trabalhadores da Alemanha Ocidental. O Sindicato dos trabalhadores da VW na Alemanha, IG Metall Labor, estará em reunião nesta quarta com os dirigentes da VW para negociação. Uwe Stoffregen, porta voz do IG Metall, afirma que o pedido que está sendo feito é totalmente justificável, apontando para o aumento das vendas. A VW vendeu 7,14 milhões de carros e SUVs no ano passado, um aumento de 14% em relação a 2009.  A VW planeja investir U$70 bilhões no setor de automóveis até 2015 para ajudar na meta de passar a Toyota em vendas e lucratividade. A montadora planeja criar 50mil empregos globais até 2015, sendo que apenas 10% serão na Alemanha.
A Volkswagen quer pagar apenas 2.7% de aumento para os trabalhadores de engenharia, conforme acordo feito em 2009. A VW se opõem aos 6% de aumento, e diz que a criação de empregos na Alemanha requer aumento de competitividade. Stoffregen, do IG Metall, disse que não espera que a VW faça alguma oferta na reunião marcada para hoje, e que as negociações deverão ser longas.
O sindicato alemão, IG Metall está legalmente impossibilitado de fazer greve em qualquer seis fábricas da VW na Alemanha Ocidental até 28 de Fevereiro.  Além do aumento para 95mil funcionários, o sindicato está negociando o pagamento para 5mil funcionários da divisão de serviços financeiros da VW. Os funcionários da fábrica da VW em Osnabrueck não fazem parte da negociação. O contrato atual de 18 meses, que garantiu um aumento de 4.2%, termina no último dia de Janeiro. O novo acordo deverá durar 12 meses. Atualmente a VW conta com 389,700 funcionários a nível global, um aumento de 6% em relação ao ao passado.

Greve na VW do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s