Ferrari revela a substituta da Scaglietti

Publicado: janeiro 23, 2011 em Ferrari
Tags:, , , , ,

A Ferrari mostra as primeiras fotos da FF. Pela primeira vez, uma Ferrari de tração nas 4 rodas.

(Automotive News – Turin) —  A Ferrari apresentou oficialmente as fotografias do seu primeiro modelo com tração nas 4 rodas, batizado pela sigla “FF” ou Ferrari Four. O novo modelo deverá substituir a Ferrari 612 Scaglietti e fará estréia no Salão de Genebra no próximo mês de Março. A FF tem um significado importante para a Ferrari, devido ao aumento de competitividade entre os modelos coupes de 4 lugares como Aston Martin Rapide, Porsche, BMW, e Mercedes Benz.

As vendas da FF começam primeiro na Europa no final de Maio, e depois nos Estados Unidos. O preço não foi ainda divulgado, mas deve ficar acima dos US$ 340mil (240mil Euros). A Ferrari diz que a FF é um modelo revolucionário que oferece performance e versatilidade excepcionais. Assim como a 612 Scaglietti, a FF também terá 4 lugares, mas será equipada com o novo motor V12 de injeção direta, 6.3 litros, e 660 hp.

O desenho da nova FF leva assinatura Pininfarina, com um traseira que lembra uma station wagon, e bancos traseiros rebatíveis. Apesar de ter mais potência que a 612 Scaglietti de 540hp e motor 5,75 litros, a FF vai consumir menos e poluir menos, com emissão de apenas 360g/km, se comparado com a Scaglietti que emite 470 g/km. Em termos de números de desempenho, a FF deve alcançar velocidade máxima de 208 mph (332 Km/h) e acelerar de 0-100 Km/h em 3.7 segundos. Os 660hp se equivalem a mesma potência da Ferrari Enzo de 2002 e era um modelo de produção limitada. A nova FF será a Ferrari de produção em linha de maior potência que a Ferrari já teve. A Ferrari estima a produção de 1000 FF por ano.

A Ferrari escolheu a tração integral para melhorar a dirigibilidade e aceleração. Entre as inovações técnicas, estão:

  • Um sistema 4WD patenteado chamado 4RM, o qual é 50% mais leve se comparado aos sistemas 4wd normais, e mantém uma distribuição de peso de 53% sobre o eixo traseiro.
  • SCM3, é o mais recente desenvolvimento do sistema de ajuste automático do amortecimento da suspensão chamado “magnetorheological self adjusting suspension damping system”
  • Freios de cerâmica Brembo de última geração.

Apesar de usar tração integral, a FF é por volta de 60Kg mais leve que a Scaglietti, que é um carro de tração traseira. A Scaglietti foi lançada no final de 2003, e teve um facelift no interior em 2007. No ano passado, foi a quarta Ferrari mais vendida, atrás da California, 458 Itália, e 599 GTB Fiora.

Work Cited: “Ferrai unveils 4wd Scaglietti replacement”. Luca Ciferri. Automotive News. January 21, 2010. Online.  http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20110121/OEM04/110129979/1493#ixzz1Bokz1HX3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s