A outra Ferrari 4X4

Publicado: fevereiro 23, 2011 em Ferrari
Tags:, , , ,

Conheça a Ferrari 408 4X4, apresentada no final dos anos 80

Muita gente estranhou quando tomou conhecimento da nova Ferrari FF com tração integral. Seja pelo desenho um tanto polêmico, ou seja pelo fato que a FF possui tração nas quatro rodas. Sim, muita gente estranhou, mas pouca gente sabe que já existiu uma outra Ferrari com tração nas quatro rodas.

No final dos anos 80, a Revista Quatro Rodas mostrou uma reportagem da revista alemã Auto Motor und Sport apresentando a Ferrari 408. A reportagem falava sobre um piloto de testes da Ferrari que se aproximava de uma curva reduzindo marcha, tirado o pé do acelerador, e apontando o carro na curva para esquerda. A Ferrari de motor central escorregou um pouco e o piloto afundou o pé no acelerador, mas aquela Ferrari não perdeu a traseira como poderia se esperar de uma Ferrari normal daquela época, mas as quatro rodas começaram a empurrar os 1260Kg do carro no traçado da pista, enquanto o autêntico motor Ferrari V8 sobia para 6300 rpm. “Quattro ruote motrici” explicava o piloto da Ferrari. Se hoje em dia muita gente se surpreendeu com a Ferrari FF, naquela época então, uma Ferrari 4X4 era totalmente absurda.

A história da Ferrari 408 começou em um dia de outono de 1985 quando o chefe da Fiat e Vittorio Ghidella, um dos manda chuvas da Ferrari ao lado de Enzo Ferrari, ligou para o departamento de pesquisas da fábrica e pediu um carro para o futuro. De acordo com a reportagem, o resultado final pode ter tido até mesmo influência da Lancia, outra empresa do grupo Fiat, que dominava o mundo dos ralis com o famoso e imbatível Lancia Delta de tração integral. A concepção da Ferrari 408 era uma verdadeira obra de arte da Ferrari, que contava com um motor V8 de 300 cv especificamente desenvolvido para o projeto. A transmissão era totalmente original, e a carroceria era baseada em conceitos totalmente novos patenteados pela Ferrari, feita com uma mistura em camadas de poliester, poliamida, poliuretano, e fibra de vidro.

O motor V8 foi deslocado alguns centímetros para a direita ao longo do eixo traseiro ao longo do eixo traseiro, conectado primeiramente ao câmbio ZF de 5 marchas colocado ao lado do cárter do virabrequim. O diferencial central fica logo atrás sendo responsável pela distribuição de 30% da força para o eixo dianteiro e 70% para o eixo traseiro. Outra novidade do 408 era a suspensão com altura variável. O objetivo não era uma suspensão para uso off road, mas através de uma bomba de alta pressão a Ferrari 408 podia mudar a altura livre do solo de 140mm para 210mm. Com altura máxima, o carro ficava mais inclinado contra o vento com maior altura na parte traseira e um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de 0,314. Através de um botão no painel, a altura diminuia, fazendo com que a dianteira e traseira ficassem nivelada, diminuindo o Cx para 0,274, e fazendo com que o carro chegasse na velocidade máxima de 310 Km/h.

A Ferrari usou o 408 para algumas experiências, e como a reportagem informa, já naquela época falava-se muito em uma possível Ferrari limousine, e por isso a Ferrari estaria usando o 408 para testar equipamentos de luxo como suporte hidro-elásticos do motor. Realmente um verdadeiro luxo para as Ferraris dos anos 80. Muito tempo se passou desde o 408, e agora para surpresa de muitos a Ferrari apresenta a FF com tração integral. É claro que a FF usa um sistema de baixo peso muito mais moderno, mas como dito anteriormente, uma Ferrari 4X4 pode não ser tão surpresa assim.

 

Anúncios
comentários
  1. […] a FF possui tração nas quatro rodas. Sim, muita gente estranhou, mas pouca gente sabe que … Ferrari – Pesquisa de blogs do Google Related Posts:A outra Ferrari 4X4 « Boss568Ferrari FF em ação! Sai da frente que o V12 com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s