Jetta 2011 no Motor Trend Silicon Valley Autoshow: Um carro piorado (Photo by Boss568)

Um carro medíocre: A VW corta os custos e piora o Jetta 2011

Existem carros e existem carros que tem algo a mais, e como lembra Dan Carney, autor do artigo “By cutting costs, VW made a mediocre Jetta”, o novo Jetta não passa de um carro e nada mais.

Com o medíocre novo Jetta, a  VW tem planos de atacar o mercado americano e tem esperanças de ver lucro em suas operações dentro dos Estados Unidos e quadruplicar as suas vendas miseráveis em torno de 200 mil veículos por ano. Sim, nos Estados Unidos, isso é uma vergonha.

O Novo e medíocre Jetta é o primeiro modelo real que faz parte dessa estratégia da VW conforme informa Carney, autor do artigo. Mas para fazer isso, a VW teve que cortar os custos, porque a combinação dos altos custos trabalhistas das fábricas na Europa, e câmbio comercial desfavorável na Alemanha tornaram os carros caros demais, e muitos compradores estavam desistindo de comprar os carros da VW que acabavam competindo com carros maiores e mais espaçosos.

Carney lembra que corte de custos faz bem para qualquer empresa, e um carro mais barato também seria muito apropriado para os consumidores americanos nesse período pós crise, mas esses cortes de custos poderão causar problemas para a VW que tinha uma reputação de fazer carros com um personalidade Européia forte.

Repare no desenho e acabamento do console central, e no tecidos vagabundo dos assentos. Um Jetta medíocre e piorado (Photo By Boss568)

O problema, conforme explica o autor, é que os consumidores esperam encontrar o famoso acabamento padrão Europeu dentro de um carro Europeu, uma direção precisa e direta, uma suspensão traseira independente e competente, freio a disco traseiro de série (no modelo americano o freio é a tambor), e tudo isso com um pouco de estilo também.

E tudo isso é justamente o que o novo Jetta deixa de oferecer, e fica mais para um Corolla piorado do que para um Jetta evoluído.  O autor admite que o Jetta até que não é um carro ruim, mas o problema é que o carro poderia ser muito melhor, e ainda por cima, não é tão bom como os novos Chevrolet Cruze, ou o novo Focus que vai ser lançado. Pior, o novo Jetta não chega nem perto do velho Jetta.

Falando em problemas, o autor crítica o novo desenho do modelo, considerado simples demais. Um carro que se você esquecer onde parou em um estacionamento do Shopping vai ter problemas em encontrar, e os policiais  também não vão conseguir identificar quando o carro for pego no radar. Vai ser mais sedan no meio da multidão.

Segundo a opinião do autor, o dono de um Jetta 2010 ao ver o novo Jetta vai sair correndo de volta para o seu velho Jetta…. O autor explica que o interior do Jetta 2011 é um desperdício de plásticos duros e de mal gosto, e painel de instrumento é visivelmente inferior aos carros da concorrência, como o Chevy Cruze por exemplo.

Detalhe do péssimo acabamento do medíocre Jetta

Dificilmente alguém vai deixar de comprar um carro por causa das dobradiças da tampa do porta-malas, mas os consumidores deveriam saber que no novo e medíocre Jetta 2011 a bagagem vai ser esmagada pelas dobradiças baratas e mal projetadas. Algo que não acontecia no modelo anterior. Como dito anteriormente, dificilmente alguém vai deixar de comprar o medíocre Jetta por causa das dobradiças, mas quem quer comprar um carro de uma empresa que acha que seus consumidores não vão perceber estes detalhes?  Ah, o consumidor brasileiro vai adorar o novo Jetta….

Palavras do autor do artigo. A VW piora o Jetta e acha que os consumidores não vão perceber? Pode ter certeza que vai ter muita gente que não vai perceber e vai achar até melhor…

O novo Jetta está a vendas nos Estados Unidos custando US$ 15995 na versão básica, mas a versão com equipamentos que a maiorias das pessoas compram acaba custando praticamente o mesmo que a versão antiga custava. O Jetta SEL com pacote esportivo custa US$24,865 nos Estados Unidos, o que pode ser considerado um carro caro. Nesse preço o consumidor espera mais, e a concorrência tem para oferecer coisa melhor.

Como o autor lembra, o Jetta 2011 não é um carro totalmente ruim, mas pelo o que o consumidor espera, fazer um carro que não passa de uma cópia de um Corolla piorado não parece ser uma receita de sucesso. Antes o Jetta tinha um certo charme. Agora, não passa de um carro medíocre com a cara do VW Fox.

Assista ao Video com a entrevista do Presidente da VW dos Estados Unidos

http://www.msnbc.msn.com/id/32545640

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy

Work Cited:

“By Cutting cost, VW has made a mediocre Jetta”. Dan Carney. Motor Head, MSNBC. October 21,2010. OnLine. http://www.msnbc.msn.com/id/39652932/ns/business-autos/

Anúncios
comentários
  1. ALAN disse:

    AGUARDEI ATE AGORA COM UMA CARTA DE CONSÓRCIO NA MÃO A CHEGADA DO NOVO JETTA… DEPOIS DO QUE VI VOU COMPRAR UM FLUENCE…

  2. eduardo disse:

    fluency? o que é isso?

  3. eduardo disse:

    corola? nossa! comparar vw com japones chines coreano, chong, ching, chang…..piada isso! sem comentarios.

  4. Emanuel disse:

    Esse tal de Eduardo deve ser um daqueles que fica até hoje usando têns All Star, calça Ustop, cueca Zorba, etc. Pessoas assim acham que tudo sempre fica na mesma. Nada muda. Na verdade são essas pessoas que deveriam abrir a mente e aceitar as mudanças e as evoluções.

    • eduardo disse:

      COMPARAR ALEMÃO COM COREANO? MUDANÇA É SEMPRE DIFICIL DE ACEITAR, EX. O PROPRIO JETTA…MAIS O FATO QUE O CARRO FICOU MUITO MAIS BONITO QUE O ANTERIOR E MUITO MAIS RAPIDO…., AGORA NÃO ME VENHAM QUERER COMPARAR JETTA COM COROLA , FUSION, CIVIC SONATA…..SOU DO PARTIDO DO BOM GOSTO ALIADO A SEGURANÇA E PERFORMANCE

      • Felipe disse:

        Alemão? O Jetta é feio no mexico para o mercado americano e latino, nao é igual ao europeu. E sim, está com muitos problemas cronicos quantoa suspensão principalmente. meu amigo tirou um 0km e devolveu 2 meses depois pois não aguentou ter que ir toda a semana na concessionaria, cheio de problemas. A VW está cada vez pior, verdadeiro lixo.

  5. JOHN disse:

    Cara, não se baseie em um artigo para criticar o carro. Faça um teste drive! Eu fiz, e tenho certeza que depois de vc fazer, sua opinião mudará!!

    • boss568 disse:

      Prezado Senhor Guedes,
      Não estou me baseando em apenas um artigo, mas em vários, além da própria experiência dirigindo o medíocre Jetta também. O carro piorou no acabamento, e a versão com motor 2.0 de 116hp é uma vergonha. Oferece um pouco de torque em baixa rotação, mas passa vergonha na estrada e carregado. É um motor que engana bem quem faz o teste drive do carro na cidade, pois acha que o motor da conta do recado, mas depois descobre que o carro sofre na subida de uma serra, carregado, e com o ar ligado. Os artigos criticam o medíocre Jetta com base em fatos, e na opinião dos melhores profissionais.

  6. Samuel disse:

    Ridículo é pensar o valor que pagamos em um carro de m***a igual a esse novo Jetta, que não possui expressão alguma, o antigo você percebe de longe o porte de um carro da VW mas esse novo é uma vergonha, nem precisaria ter a avaliação de um americano para isso e para eles realmente é até uma vergonha que este seja vendido como carro da VW nos EUA, já para nós, pobres brasileiros não fizemos qualquer manifestação quando o nosso golzinho que após a ascensão do GIII com o porte, estética interna e externa, um lindo painel (a pesar da qualidade do material) e espaço foi reduzido aquela nojeira do G4, um mistu de farol de palio com painel de fox simplesmente ridículo mas foi no que deu, é de se admirar que não só a VW esteja fazendo isso com os EUA, mas com o consumidor brasileiro já é de praxe cobrar o dobro e levarmos a metade.

  7. Sandro disse:

    Caros,
    Tenho um Jetta 2010 e fiz o teste com o novo Jetta de 200CV. Concordo com todas as críticas ao novo Jetta. Conseguiram acabar com o Jetta. Não encontrei uma única pessoa, proprietário de Jetta, que gostou do novo modelo. Não e só as dobradiças da tampa do porta-malas. Se observarem, são todas as dobradiças que fizeram economia. Quem tem Jetta e tem bala na agulha vai para BMW, que agradece a VW pelo espaço cedido.

  8. […] onde a VW praticamente desapareceu e tenta empurrar o medíocre Jetta para os brasileiros. (leia aqui). Se a Toyota seguir a mesma receita de sucesso do Corolla, os dias de Gol podem estar contados. […]

  9. Vinícius disse:

    Já tive um Jetta da 5a geração e esse novo Jetta não chega nem perto. Pode até ser mais rápido na versão Tsi, mas o acabamento é uma bosta e o design também. A propósito, agora os carros da VW são todos iguais, não dá pra saber se é um Polo, um Voyage, um Jetta. Sou fã da marca, mas pra mim ela morreu quando deixou de trazer o Golf MKV e transformou o MKIV no Frankstein.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s