Fiat conta com as versões da Chrysler na Europa

Publicado: março 1, 2011 em Chrysler, FIAT, Lancia
Tags:, , , ,

 

A Fiat espera que as versões da Chrysler ajudem nas vendas na Europa

(Bloomberg) – A integração entre a Fiat Spa com o Grupo Chrysler LLC vai ser testada pelos consumidores Europeus pela primeira vez nesta semana quando o CEO Sergio Marchionne apresentar no Salão de Genebra os modelos Chrysler rebatizados com marcas do grupo Fiat. Marchionne está contando com a ajuda dos modelos da Chrysler para manter os consumidores freqüentando as revendas do grupo até que os novos modelos sejam lançados, o que deve ocorrer somente depois do segundo semestre de 2011.  Marco Santino, analista da A.T Kearney em Roma, lembra que a estratégia de rebatizar modelos de outras marcas nunca funcionou muito bem, mas nesse caso os concessionários Fiat e Lancia pelo menos terão algumas novidades para mostrar em 2011.

Marchionne já tinha declarado no início de Fevereiro que a Fiat reposicionou o lançamento de novos modelos para o segundo semestre do ano que vem porque ele próprio não acredita que o mercado Europeu vai apresentar qualquer melhora antes disso. A participação da Fiat no mercado Europeu caiu de 8.7% em 2009 para 7.6% em 2010, e a própria Fiat prevê que o mercado deve cair 3% em 2011. A Fiat está jogando completamente na defensiva na Europa, e não vai ter nenhum produto novo este ano, diz o analista Jochen Gehrke, do Deustsche Bank AG. Os Chryslers vendidos pela Fiat vão apenas preencher lacunas, e a Fiat deve perder ainda mais mercado em 2011, diz Gehrke.

A Fiat deve apresentar cinco modelos em 2011, dos quais três vão ser Chrysler renomeados, como o Lancia Thema, que é a versão do Chrysler 300, e o Fiat Fremont, que é a versão do Dodge Journey. Em Genebra a Fiat vai mostrar o Lancia Ypsilon 5 portas, que é o único carro totalmente novo. As vendas do Lancia Thema, e outros modelos derivados da Chrysler devem ajudar um pouco nas vendas, sem um aumento significativo de custos, diz Jim Hall, analista da Birmingham Analytics. A Fiat perdeu 380 milhões de Euros na Europa no ano passado, e em 2011 a Fiat teria que vender pelo menos 10% a mais para sair do prejuizo, diz Gehrke.

A Fiat não fornece uma previsão específica para a Europa, de onde vem 60% de sua receita, mas Marchionne espera lucrar na Europa por volta de 2013. No início de Fevereiro, Marchionne disse que os planos de produção para 2011 podem ser considerados até mesmo muito agressivos considerando que o mercado Europeu permanece instável. A Fiat vai oferecer cinco carros novos em 2011, e deve apresentar nove carros novos em 2012, e onze em 2013, excluindo os veículos comerciais leves. Os investimentos da Fiat vão atingir valor máximo neste ano devido ao desenvolvimento de novos produtos, principalmente em 2012. A nova Lancia Thema vai contar com toques Europeus como o couro Italiano feito pela Poltrona Frau SpA., além de contar com celebridades italianas nos comerciais como Elisabetta Canallis, a namorada italiana de George Clooney. A recuperação da Fiat  na Europa vai demorar, e  antes 2012  não vai ser surpresa para ninguém se a Fiat perder mercado e não mostrar sinais de recuperação. Depois de 2012 é que as coisas mudam. É esperar para ver.

 

 

Anúncios
comentários
  1. […] semana quando o CEO Sergio Marchionne apresentar no Salão de Genebra os modelos Chrysler … Fiat – Pesquisa de blogs do Google Related Posts:Fiat conta com as versões da Chrysler na Europa « Boss568Sergio Marchionne diz que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s