video

‘Crashtest’ na vida real comprova a segurança do Nissan Sentra

Infelizmente os brasileiros estão muito atrasados no assunto segurança automotiva, e palavras como air-bags, freio ABS, controle de estabilidade, não passam de opcionais caros, que na maioria das vezes são trocados por equipamentos de sons, subwoofers, cornetas, amplificadores, e rodas. Quem realmente se informa sobre a nota de um crash-test antes de comprar um carro no Brasil? Certamente poucos, até porque, até pouco tempo atrás não existia nenhuma entidade ou organização avaliando crash-tests de modelos brasileiros. A LatinNcap mostrou recentemente os primeiros resultados de alguns modelos nacionais (veja o link no final deste post), mas apenas cinco modelos foram testados. Pode parecer pouco, mas foi o bastante para perceber o péssimo resultado do Gol G5 que não foi melhor que um carro de tecnologia de 1996. Uma verdadeira vergonha para o Gol.

Segurança deveria ser levado mais a sério, e os Brasileiros deveriam se informar mais sobre o assunto antes de comprar um carro. Acidentes acontecem, e por mais que possamos pensar que nunca vai acontecer um acidente conosco, e que também não gostaríamos que acontecesse, o melhor mesmo é previnir, porque acidentes acontecem, e ninguém sabe quando ou quem vai ser o próximo. Hoje tive acesso a um Nissan Sentra acidentado e foi possível conferir o resultado de um acidente com um Nissan Sentra 2010, e  confirmar que o carro apresentou um resultado muito bom, bastante próximo dos resultados de crash-tests como o EuroNcap, LatinNcap, e o americano IISH. É claro que não podemos comparar ou estabelecer qualquer julgamento baseado em um acidente de rua. Seria errado atirar suposições de velocidade ou resultados conclusivos nesse caso, mas podemos notar alguns aspectos bastante interessante que comprovam a segurança do Nissan Sentra.  O veículo em questão acertou uma árvore, próximo ao lado direito. O impacto foi grande, a ponto da árvore entrar até a altura do para-brisa. Felizmente não houve vítimas, e havia apenas o motorista, que por sinal teve apenas um braço quebrado, e alguns ferimentos leves na cabeça. As conseqüência poderiam ter sido piores se houvesse alguém no lado do passageiro, ou sem cinto de segurança no banco traseiro.

Confira as fotos abaixo:

Na foto acima, o Nissan Sentra acidentado. O impacto foi maior que no teste realizado pelo IIHS, chegando a deformar a coluna A e porta do passageiro. Apesar do impacto, o teto do veículo ficou quase intacto, com pouca deformação, comprovando uma estrutura muito bem projetada.

Detalhe da vista frontal e posição do impacto.

Detalhe do interior do veículo que mostra que o airbag do motorista cumpriu sua função. Não há sinal de sangue dentro do veículo. O airbag do passageiro também funcionou corretamente, detectando que não existia a presença de um passageiro e não abrindo. Apesar da estrutura reforçada do teto do veículo não ter sofrido deformação, o forte impacto causou deformação da coluna A e piso do passageiro, fazendo com que o painel de aproximasse do banco do passageiro e o porta luvas acabou se soltando. Como dito anteriormente, não é possível determinar a velocidade do impacto, ângulo de impacto e outros fatores, para julgar a movimentação do painel, apesar que a deformação da estrutura se comportou de forma correta.

Detalhe do lado do passageiro. Vale notar que o banco do passageiro não estava totalmente recuado, e portanto mais próximo do painel que o ideal.

Detalhe do lado direito do veículo, e deformação correta do teto. A coluna A apresentou deformação, provavelmente devido a velocidade e aproximação do impacto.

Detalhe da deformação da frente do veículo. O impacto foi forte.

Vamos lembrar mais uma vez que nenhum julgamento pode ser feito sem a realização de exames mais profundos e coleta de dados. As fotos não comprovam nada, mas servem para mostrar os resultados de um acidente envolvendo um Nissan Sentra. Mesmo assim, é possível perceber que o modelo apresentou uma deformação correta, principalmente na estrutura do teto, que pouco foi afetado. Vale a pena lembrar que segurança e muito importante, previnir ainda é a melhor dica. Segurança acima de tudo.

leia também:

Gol vai mal em Crash Test

Anúncios
comentários
  1. Sauro Dino disse:

    Legal de ver que o Sentra é um carro bom, bonito, e barato. Quanto ao Gol, sem comentários. Não sei por que tem pessoas nesse mundo que ainda compram o Gol. É muita falta de informação.

  2. Andre Luis disse:

    Muito bom, vlw mesmo cara, ótimos comentários e muito bom saber de todas essas informações, pq sou dono de um Sentra e, como o colega falou, ele é bom, bonito e “barato”!

  3. Cristiane Martins disse:

    O Sentra seria um carro perfeito se tivesse um cinto de segurança com tamanho suficiente para prender qualquer cadeirinha de bebê, mas não tem… somos obrigados a usar a cadeira que o cinto é capaz de prender ao invés de poder escolher o modelo de cadeira que consideramos mais seguro para transportar um filho. Faltou eles se preocuparem com a segurança dos bebês… falta grave!

    • Jaques disse:

      Leia o manual do carro, a segurança de bebês é uma das coisas mais faladas.
      Se você precisa do cinto de segurança para prender a cadeirinha, quem não se importa com a segurança deles é você.

  4. Fernando disse:

    Amigo, obrigado pelas informações.
    Pena que o brasileiro mediano tenha escolaridade e renda tão baixas e o Brasil tenha impostos tão altos.

  5. Muito bem levantada as questões, sou dono de um Sentra 2010 S Prata, e tenho uma filha de um ano e 9 meses que garanto, viaja muito bem segura na cadeirinha, o Sentra possui cinto de três pontas nos 3 lugares traseiros, ainda tem 3 prendedores especiais para cadeira infantil. Concordo que faltam algumas coisas no Sentra mais não relacionada a segurança dos bebês.

  6. Concordo que o Sentra poderia vir de série com freio a disco nas 4 rodas, com ar condicionado digital no mínimo bi-zone e saída para os ocupantes do banco traseiro, 5 parafusos nas rodas, um painel mais moderno estilo civic e assoalho traseiro com vão livre(sem a lombadinha), seria bom ter como opcional, faróis de xenon, rodas 17″. no mais o carro tá bom demais! muito avançado pro seu tempo, por isso ficarei com o meu mais dois anos.

  7. marcus disse:

    Não entendo o motivo, para o Sentra não vir de fábrica com freio a disco nas 4 rodas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s