VW em primeiro, mas Brasil fica em último

Publicado: março 17, 2011 em VW
Tags:, , , , , , ,

A VW comemora, já os brasileiros deveriam lamentar…

O site Carsale orgulhosamente anuncia que a VW acaba de passar a Toyota em vendas, justamente em um momento difícil que a Toyota atravessa depois que o Japão foi atingido pelo terremoto e tsunami. No artigo “VW desbanca Toyota e assuma liderança mundial”, o site Carsale comemora juntamente com a VW a alta de 28,8% nas vendas em janeiro passado, e liderança no ranking de marcas da Jato Dynamics. O mais incrível é que esse ranking é baseado na pesquisa que contempla apenas os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia. Ou seja, para o Carsale, e para a Jato Dynamics, o mundo se resume apenas a alguns países. Uma vergonha!

Vergonha maior ainda é saber que a VW se importa tanto com o primeiro lugar, mas trata os brasileiros como o último lugar. Apesar do mercado brasileiro ser o quarto maior e mais importante do mundo, para a VW o mercado brasileiro não é tão importante. Para os brasileiros a VW reserva a pior linha de modelos do mundo. Em nenhum outro mercado a VW oferece a jurássica e insegura Kombi que vem pegando fogo por mais de 50 anos. O carrinho medíocre Fox que fez feio na Europa e no teste de longa duração (veja link abaixo) vai deixar de ser oferecido em toda a Europa, certamente porque os Europeus querem e merecem coisa melhor, enquanto que os Brasileiros acham o Fox um carro sensacional? Muito pior é o Golf brasileiro de quarta geração que recebeu uma plástica (de muito mal gosto, diga-se de passagem). O resto do mundo se prepara para a sétima geração do Golf, e o brasileiros ainda se contentam com Golf de quarta geração do final dos anos 90. Sim, é verdade que parte da culpa é da VW que insiste e se esforça para fazer os Brasileiros acreditarem que Golf (e o resto da sua linha defasada) são ótimos carros, mas a outra parte da culpa vem da mídia especializada que elogia os carros defasados da VW, e dos consumidores que acreditam no mito e ainda insistem em comprar esses carros defasados.  Tem mais, e outro exemplo ainda muito pior é o caso da linha Gol e Voyage. O Gol G4 ainda oferece motor longitudinal, tecnologia abandonada em carros compactos já no final dos anos 60. A VW levou mais de 40 anos para tirar o atraso tecnológico do Gol, e mesmo assim, fez apenas em partes, substituindo a parte dianteira da plataforma pela plataforma do Polo, mas mantendo todo o resto da plataforma traseira do Gol antigo, que por sinal é baseada no Gol de 1980 (veja link abaixo). O resultado não poderia ser pior, e no crash-test do LatinNcap o inseguro Gol foi muito mal. Tão mal quanto um carro de tecnologia de 1996. Primeiro no que mesmo?

A grande pergunta aqui é: Em qual outro pais a VW oferece linha mais defasada e obsoleta que a linha VW vendida no Brasil?

Será que alguém consegue responder?

Vergonha: VW Fox é reprovado em Teste de Longa Duração

Gol vai mal em Crash Test

Work Cited: “”VW desbanca Toyota e assuma liderança mundial””. Carsale website. Online. March 15, 2011. http://carsale.uol.com.br/Novosite/revista/noticias/materia.asp?idnoticia=6998

Anúncios
comentários
  1. […] VW em primeiro, mas Brasil fica em último […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s