A produção da Saab parou

Publicado: março 31, 2011 em SAAB
Tags:, , ,

Falta de pagamento aos fornecedores causou a paralisação na linha de montagem.

(Reuters) – A produção na Saab parou pela segunda vez nesta quarta feira devido a problemas de falta de pagamentos junto aos fornecedores, apesar que a Saab informa que a produção deve ser normalizada quinta feira, e que os problemas com um fornecedor principal já foi resolvido.  A associação da indústria automobilística da Suécia diz que a Saab deixou de pagar alguns fornecedores. A paralisação criou algumas especulações a respeito da recuperação da Saab, principalmente depois que o CEO Jan-Ake Jonsson anunciou sua aposentadoria na semana passada e de forma inesperada.

A Saab é controlada pela Spyker, que disse que está procurando soluções, sendo que uma delas poderia ser o retorno do empresário russo Vladimir Antonov e seu grupo Convers Group, como acionistas da empresa. O plano principal para levantar as finanças da Saab-Spyker tem em vista os investimentos de Antonov, que é donos de bancos e informou que o seu grupo possui cerca de US$7 bilhões em caixa para investimento. Antonov já foi parceiro de investimento do CEO da Spyker, Victor Muller, no passado, e já teve 30% das ações da Spyker no passado. A divisão de carros esportes já foi vendida para Antonov, que disse na semana passada que gostaria de possuir 30% na Saab-Spyker. Antonov quase comprou a Saab da General Motors, que for forçada a desistir do negócio, pois na época haviam suspeitas de envolvimento de Antonov com o crime organizado. As acusações foram retiradas e hoje a General Motors diz que ele seria aceito como acionista.

Um analista diz que a Saab precisa de um investidor estratégico para restaurar o capital da Saab. Alguns dias atrás, a Spyker anunciou o prejuízo de 218 milhões de Euros (US$309 milhões) em 2010, e também diz que a empresa deve ficar no prejuízo em 2011 também, embora a empresa espera ver algum lucro em 2012. A Saab está otimista com o aumento das vendas de 2010, e acredita que deve aumentar também em 2011 e 2012, mas não confirmou a projeção de vender 80mil carros em 2011, e 120mil em 2012. Em 2010, a Saab vendeu 31696 carros, um aumento de 15% em relação a 2009.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s