A produção da Toyota, o maior fabricante de automóveis mundial, caiu 62.7% em março
(Reuters) – A Toyota pode cair para a terceira posição no ranking mundial devido ao efeito dos terremotos, tsunami, e crise nuclear que cortaram a produção em março em quase dois terços. Investidores prevendo que as montadoras rivais da Toyota vão se beneficiar da queda da produção no Japão acabaram puxando o preço das ações para cima das coreanas Hyundai e Kia. Suh Sung-moon, analista da Korea Investment & Securities em Seoul, afirma que tanto a Hyundai quanto a Kia devem ser as empresas que mais devem se beneficiar da crise da indústria automobilística japonesa.
A Honda informou na segunda feira passada que a produção deve se normalizar até o final do ano. A produção da Honda caiu em 67.9% em março, e deve ficar em torno de 50% da capacidade até o final de Junho. A produção da Toyota no Japão caiu em 62.7% em março, enquanto que a Nissan, segunda montadora do Japão, apresentou queda de 52.4%. A Toyota já esta quase certa que irá perder o posto de montadora número 1, podendo cair até mesmo para a terceira posição, sendo que a GM deve assumir a liderança. A Toyota vendeu 8.42 milhões de veículos no ano passado, contra 8.39 milhões da General Motors. A previsão é que a Toyota venda por volta de 6 milhões de veículos em 2011, enquanto que a GM deve alcançar a marca de 8 milhões de veículos.
Os fabricantes japoneses não tem nenhuma previsão do impacto que o corte na produção terá no faturamento das empresas, mas alguns analistas estão prevendo grandes perdas causadas pela crise do terremoto. Para a Toyota, os analistas revisaram a previsão depois do terremoto e dizem que o lucro operacional da Toyota nos próximos 12 meses deve ser de aproximadamente US$ 3,44 bilhões, ou uma queda de 65% se comparado a previsão de US$9,8 bilhões feita antes do terremoto. Os números são incertos, e a Toyota deve apresentar alguns números em Maio, mas ainda não se sabe se a Toyota ira apresentar alguma previsão de lucro para os próximos 12 meses. Cristhopher Richter, analista na CLSA Asia-Pacific Market em Tóquio, diz que em mercados fora do Japão os consumidores de opções de outras marcas e as japoneses devem perder mercado, mas Ritcher acredita que a perda de mercado será apenas temporária.
As ações das montadoras japonesas ficaram em baixa na última segunda feira, com a Toyota caindo 0,6%, a Honda 1.3%, e a Nissan 1.8%. O índice principal das ações no mercado japonês ficou 0.1% abaixo. Por outro lado, as ações da Hyundai subiram 5.6% na ultima segunda, atingindo um número recorde. A Kia também se favoreceu, e teve aumento recorde também de 3.2%. Park Jong, gerente na ING Investment Management em Seoul, diz que as marcas sul-coreanas estão atravessando uma boa fase, e que tanto a Hyundai quanto a Kia devem ganhar participação de mercado. No ano passado, as duas marcas juntas ficaram em quinto lugar no ranking mundial de vendas.