Terremoto Japão: Toyota pode cair para Terceiro

Publicado: abril 29, 2011 em Economia, Kia, Nissan, Toyota
Tags:, , ,

A produção da Toyota, o maior fabricante de automóveis mundial, caiu 62.7% em março

(Reuters) – A Toyota pode cair para a terceira posição no ranking mundial devido ao efeito dos terremotos, tsunami, e crise nuclear que cortaram a produção em março em quase dois terços. Investidores prevendo que as montadoras rivais da Toyota vão se beneficiar da queda da produção no Japão acabaram puxando o preço das ações para cima das coreanas Hyundai e Kia. Suh Sung-moon, analista da Korea Investment & Securities em Seoul, afirma que tanto a Hyundai quanto a Kia devem ser as empresas que mais devem se beneficiar da crise da indústria automobilística japonesa.

A Honda informou na segunda feira passada que a produção deve se normalizar até o final do ano. A produção da Honda caiu em 67.9% em março, e deve ficar em torno de 50% da capacidade até o final de Junho. A produção da Toyota no Japão caiu em 62.7% em março, enquanto que a Nissan, segunda montadora do Japão, apresentou queda de 52.4%. A Toyota já esta quase certa que irá perder o posto de montadora número 1, podendo cair até mesmo para a terceira posição, sendo que a GM deve assumir a liderança. A Toyota vendeu 8.42 milhões de veículos no ano passado, contra 8.39 milhões da General Motors. A previsão é que a Toyota venda por volta de 6 milhões de veículos em 2011, enquanto que a GM deve alcançar a marca de 8 milhões de veículos.

Os fabricantes japoneses não tem nenhuma previsão do impacto que o corte na produção terá no faturamento das empresas, mas alguns analistas estão prevendo grandes perdas causadas pela crise do terremoto. Para a Toyota, os analistas revisaram a previsão depois do terremoto e dizem que o lucro operacional da Toyota nos próximos 12 meses deve ser de aproximadamente US$ 3,44 bilhões, ou uma queda de 65% se comparado a previsão de US$9,8 bilhões feita antes do terremoto. Os números são incertos, e a Toyota deve apresentar alguns números em Maio, mas ainda não se sabe se a Toyota ira apresentar alguma previsão de lucro para os próximos 12 meses. Cristhopher Richter, analista na CLSA Asia-Pacific Market em Tóquio, diz que em mercados fora do Japão os consumidores de opções de outras marcas e as japoneses devem perder mercado, mas Ritcher acredita que a perda de mercado será apenas temporária.

As ações das montadoras japonesas ficaram em baixa na última segunda feira, com a Toyota caindo 0,6%, a Honda 1.3%, e a Nissan 1.8%. O índice principal das ações no mercado japonês ficou 0.1% abaixo.  Por outro lado, as ações da Hyundai subiram 5.6% na ultima segunda, atingindo um número recorde. A Kia também se favoreceu, e teve aumento recorde também de 3.2%. Park Jong, gerente na ING Investment Management em Seoul, diz que as marcas sul-coreanas estão atravessando uma boa fase, e que tanto a Hyundai quanto a Kia devem ganhar participação de mercado. No ano passado, as duas marcas juntas ficaram em quinto lugar no ranking mundial de vendas.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s