O primeiro Alfa Romeo americano

Publicado: maio 2, 2011 em Alfa Romeo
Tags:, , , , ,

Zagato veste o Viper ACR para criar o primeiro Alfa Romeo americano

TZ3 é o nome do projeto criado para celebrar o centenário da marca Alfa Romeo (1910-2010), ficando aos cuidados da empresa de consultoria e engenharia Zagato, situada em Milão, Itália. O projeto terminou com a criação do TZ3 Stradale, que teve como base a carroceria do Viper ACR, e apontou para o primeiro Alfa Romeu americano. Tudo começou em 2009 com a fabricação do TZ3 Corsa, um modelo premiado durante o Villa D’est Design Concept Award em 2010. O projeto continuou e hoje conta com nove modelos TZ3 Stradale sendo construídos, com duas variantes, mas com a mesma proposta.

O TZ3 Corsa foi projetado como um carro de pista, já o Stradale é uma homenagem ao DNA Alfa Romeo e a longa tradição de carros da Zagato. Os dez carros (9 são Stradale) comemoram os 100 anos de Alfa Romeo, e estarão aptos tanto para a pista quanto para as ruas. O TZ3 Corsa também comemora a tradição de corridas da Zagato. Durante todos esses anos, alguns modelos ficaram famosos como modelos da Scuderia Ferrari nos anos 20 e 30, Alfa Corse nos anos 40 e 50, AutoDelta nos anos 60 e 70, e Scuderia Zagato nos anos 80 e 90.

Apesar de externamente parecidos, o TZ3 Corsa e o TZ3 Stradale possuem projetos bastante diferente. O TZ3 Corsa foi projetado a partir do carro de corrida belga da Gilette, e possui um chassis tubular, a carroceria ultra leve é feita de chapas de alumínio, sendo equipado com um motor central Maserati V8 de 4,2 litros acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades. Já o TZ3 Stradale tem uma origem completamente diferente e é baseado no Viper ACR de motor V10 e carroceria com elementos de fibra de carbono.

Seguindo a tradição Zagato, o TZ3 Corsa foi entregue ao famoso colecionador de Alfa Romeo Zagato Martin Kapp, enquanto que o primeiro TZ3 Stradale foi entregue ao colecionador americano e membro do Saratoga Automobile Museum Eric King. Os TZ3 Stradales #2 e #3 serão entregues a consumidores no Japão e Europa.

Em termos de Design, os TZ3 Corsa e Stradale possuem o desenho da traseira no formato ‘Kamm Tail’ (K-Tail), uma solução que ficou famosa na Itália com as carrocerias “Coda Tronca” que foram testadas por Zagato durante os anos 60. O efeito Kamm é parte de um desenho funcional que visa melhorar a aerodinâmica, e baixar o coeficiente aerodinâmico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s