Evento da General Motors promove o test-drive de modelos da GM como o novo Cruze,  Chevy Volt, Camaro, Corvette e permite comparar com modelos da concorrência.  




Algumas semanas atrás recebi o convite para participar do “Main Street in Motion” da General Motors. O evento aconteceu no último domingo em Alameda Point (Califórnia), onde fica uma base desativada da Marinha Americana, bem do outro lado da baía de San Francisco. O local é conhecido também pelas gravações do programa Mythbusters, do Discovery Channel. O evento conta com mais de 70 veículos, incluindo 25 modelos de marcas concorrentes como Acura, Dodge, Ford, Honda, Lexus, Toyota, Hyundai, e outros.

Localizado na pista do antigo aeroporto, o evento começa com a apresentação dos modelos GM divididos em show rooms da GMC, Buick, e Chevrolet. As pistas de test-drives demarcadas por cones laranjas estavam na parte de trás. A grande expectativa era o test drive do Chevy Volt, do Camaro, e Corvette. Para fazer o test drive do Volt era necessário fazer o test drive em pelo menos um modelo GM. Já o test drive de Camaro e Corvette ficava na última pista, que por sinal era a mais concorrida. Cada participante poderia testar no máximo um Camaro V6, e outros dois modelos com motor V8, podendo escolher entre Camaros e Corvettes Coupes ou Conversíveis. No meu caso, gentilmente pude escolher o Camaro V8 conversível, o Corvette Corversível e o Coupé, mas depois de experimentar outros modelos.

É claro que deixei o melhor para depois, e primeiramente escolhi outros modelos (veja a completa abaixo), gostei bastante do comportamento do novo Buick Regal, mas achei que a versão 2.0 Turbo poderia andar mais. A picape Ford F250 tem um motor a Diesel que chama a atenção pela suavidade e ausência de vibração, e pelo interior chamativo (foto). O Acura MDX despertou interesse no público, e até gostei do Cruze, mas não impressiona tanto quanto o Hyundai Elantra, que por sinal foi muito bem na pista.

O interesse era pra ver como o Chevy Volt iria se comportar na pista. Assim como o Corvette e Camaro, o test drive do Volt era sempre acompanhado de um instrutor que informava e tirava dúvidas sobre o carro. Logo de início o Volt chama atenção pelo painel central que mais parece um iPhone. Nele, não existem teclas, mas os comandos são feitos pelo toque dos dedos, assim como no iPhone. O painel de instrumentos digital não ajuda muito, mas o comportamento dinâmico na pista convence. A aceleração é muito boa, e gostei dos freios e da direção bastante precisa na pista. No banco traseiro, espaço muito bom para as pernas, mas apenas para 2 pessoas, já que a existem apenas 2 assentos atrás.

Fica difícil falar de todos os carros, mas o melhor mesmo ficou por último:  Camaros e Corvettes. Primeiro experimentei o Camaro Conversível, acompanhado por uma simpática instrutora, que informou que eu poderia acelerar quanto eu quisesse, desde que eu não perdesse o controle, ou acertasse os cones. Sem problemas, e a pista foi desenhada para permitir uma aceleração em linha reta em primeira e segunda marchas, alcançando mais de 100 Km/h em alguns segundos. A reta era acompanha de uma forte freada, seguida de uma curva fechada para a direita, e outra curva aberta para a esquerda apontando para uma pequena reta e curvas para direita e esquerda outra vez, até o fim do traçado.

Fim do test-drive do Camaro, agora é a vez de experimentar o Corvette conversível. Dessa vez o instrutor estava pronto para dar algumas dicas de como domar o Corvette. Carro apontando na reta, pronto para largar, elevo o giro do motor o suficiente para tracionar bem. O instrutor dá o Ok para largar, e lá vai o Corvette. O motor sobe de giro, e o escapamento traseiro faz o motor soar como musica. Mais rápido que o Camaro, a curva começa a se aproximar, e sinto que o instrutor ia falar alguma coisa, mas a redução e tomada de curvas foram perfeitas, e senti que o instrutor gostou e não precisou fazer nenhum comentário.

Para finalizar, chegou a hora de repetir a diversão, mas dessa vez com o Corvette Coupe. Hora de entrar no carro, e a mesma instrutora simpática do Camaro estava no Corvette. Carro na pista, pronto para partir, e dessa vez ainda mais rápido. O Coupe passou a impressão de ser ainda mais rápido. Curvas, aceleração forte, frenagem forte, e no final, conversando com a instrutora, peço desculpas por forçar o Corvette perto do limite. Disse que podia imaginar o quanto ela deve sofrer como passageira, mas ela disse que não tinha problema, e que minha puxada foi muita boa por sinal. “You drive pretty smooth”, disse ela.  Sem palavras para descrever o Corvette, que só poderia ser melhor se fosse com câmbio mecânico. Todos os carros estavam disponíveis com cambio automático apenas.  Confira a lista abaixo de todos os modelos testados em cada pista:

1. Chevrolet Car/ Crossover: Cruze, Equinox, Impala, Malibu, Traverse, Ford Explorer, Taurus, Honda Accord, Civic, CR-V, Pilot, Hyundai Elantra, Nissan Maxima, Toyota Camry, Corolla, RAV4

2. Buick Car/ Crossover: Buick Enclave, LaCrosse, Regal, Regal Turbo, Acura TL, Acura TSX, Lexus ES

3. GMC Crossover: Acadia, Acadia Denali, Terrain, Acura MDX, Hyundai Santa Fe, Nissan Murano

4. GMC Large SUV/ Truck: GMC Sierra 1500, 2500HD Diesel, 3500HD Denali, Sierra Hybrid, GMC Yukon, Yukon Denali, Yukon Denali Hybrid, Dodge RAM 1500, Dodge RAM 2500 Diesel, Toyota Sequoia, Toyota Tundra

5. Chevy Large SUV/ Truck Course: Chevy Avalanche, Silverado 1500, Silverado 2500HD Diesel, Silverado 3500, Silverado Hybrid, Suburban, Tahoe, Tahoe Hybrid, Ford F-150, Ford F250 Diesel, Ford Expedition, Honda Ridgeline

6. Performance Car Course: Chevrolet Camaro RS, Camaro SS, Camaro SS Corvertible, Corvette GS Coupe, Corvette GS Corvertible

7. Volt Course: Chevrolet Volt

Veja mais:

http://www.mainstreetinmotion.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s