25 anos de Saab Conversível

Publicado: maio 28, 2011 em SAAB
Tags:, , ,

Apesar dos problemas, a Saab comemora o aniversário do seu modelo conversível

Há 25 anos atrás a Saab iniciava a produção das primeiras 400 unidades do Saab 900 conversível. Hoje, depois de três gerações, quase 300mil unidades foram vendidas ao redor do mundo. O primeiro conversível foi apresentado em setembro de 1983 durante o Frankfurt Motor Show, surpreendendo todos com uma capota automática. A Saab lembra que a maioria dos conversíveis na época tinham um desenho estranho, devido a adaptação da carroceria de modelos sedans. Já o Saab era diferente, era um conversível harmonioso, e com espaço para acomodar dois adultos no banco traseiro com conforto. Era um conversível para quatro pessoas e quatro estações, como definia a Saab na época.

O sucesso foi tanto que a Saab decidiu colocar o modelo na linha de produção, mas para isso tomou alguns cuidados para tornar o modelo diferente de outros produtos oferecidos. O cuidado com a montagem do modelo ficou sob a responsabilidade da Valmet Automotive na Finlândia, que hoje fábrica o Porsche Boxster entre outros. As 400 primeira unidades foram destinadas ao mercado americano. A demanda foi tão grande que as pessoas compravam o carro sem fazer um test drive. Quando o carro foi lançado na Europa no final de 1986 como modelo 1987 a demanda excedeu a capacidade de produção, e a lista de espera chegava a quase 12 meses.

Segundo a Saab, a capota de lona em 3 camadas era extremamente durável e projetada para aguentar as quatro estações. O mecanismo possuía mais de 181 partes móveis, e a capota era testada em uma câmara de água jogando mais de 1500 litros para garantir a resistência ao clima. Ao contrário de outros conversíveis da época, o Saab tinha um vidro traseiro com desembaçador térmico. O aquecimento dos bancos dianteiros era extremamente eficiente, encorajando o uso da capota abaixado mesmo durante o inverno. O motor era um 2.0l turbo de 175hp.

A segunda geração do Saab 900 foi apresentada em 1993, e mais tarde em 1998 foi apresentada o novo modelo Saab 9-3. A terceira e atual geração chegou em 2003 com inovações como a operação da capota mais rápida da categoria, proteção em capotagem (chamada Dynacage), e o primeiro conversível a alcançar cinco estrelas no EuroNCAP.  Atualmente o modelo oferece a escolha de motores gasolina, diesel, ou Saab BioPower.

O Saab Conversível em números:

Produção:

Primeira geração (1986-1993): 48,894 unidades

Segunda Geração (1994-2002): 149,145 unidade

Terceira Geração (2003-atual): 99,535 unidades até Abril de 2011

-3 cores mais populares do conversível da Saab: o preto, o cinza metálico, e o vermelho

-7 cilindros hidráulicos são usados para executar quatro tipos de movimentos na operação da movimentação da capota

-11 ajustes manuais de temperatura substituem o controle automático quando a capota está abaixada. Quando levantada, o controle automático de temperatura volta a atuar.

-20 segundos é o tempo necessário para baixar a capota com o motor em funcionamento. Uma das mais rápidas entre os conversíveis.

-21 graus é a inclinação ideal do assento traseiro para garantir conforto aos passageiros. O Saab possui essa inclinação mesmo com a capota ocupando espaço atrás do assento traseiro.

-26 é o comprimento total de mangueiras usadas no mecanismo da capota.

-30 quilômetros por hora é a velocidade máxima que a capota pode ser operada, e em caso de chuva não é necessário parar o veículo para fechar a capota.

-3500 Kg, ou quase o dobro do peso do carro, é a carga que a armação ao redor do parabrisa dianteiro suporta para garantir a proteção em capotagens e uma boa rigidez torcional.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s