Os planos da MG para a Europa

Publicado: maio 31, 2011 em Carros Chineses, MG - Morris Garage

Donos Chineses da MG tem grandes planos, grandes investimentos para a marca na Europa

Nick Gibbs, do Automotive News Europe, fala em seu artigo “MG’s Chinese owners target Europe with new models, big investment” que os novos donos chineses da tradicional marca britânica de esportivos tem planos de investimento pesado e lançamento de novos modelos para crescer a nível mundial, e principalmente na Europa. A SAIC Motor Corp., dona da marca britânica MG – Morris Garage, já investiu 1 bilhão de libras na ressurreição da MG e marca irmã Roewe, mais conhecida como Rover.

A empresa chinesa deve gastar outros 2,2 bilhões de libras (US$3,6 bilhões) para estimular as vendas da MG e Rover e espera chegar nos 700mil veículos por volta de 2015. No ano passado, as duas marcas juntas venderam 160mil carros, a maioria deles na China, sendo que apenas 2mil carros foram exportados.

Recentemente, a MG começou a vender o compacto MG6 no Reino Unido. O modelo é o primeiro carro sendo produzido depois de 16 anos na fábrica de Longbridge, na Inglaterra. As vendas para outros países da Europa começam no ano que vem quando o motor diesel ficar pronto. A MG não quer se arriscar a vender na Europa sem um motor diesel.

Como informa o autor, a MG possui uma nova linha que incluem seis modelos que estão prontos ou em desenvolvimentos. O MG3 é um hatch compacto, espaçoso, de aspecto esportivo que já vem fazendo um certo sucesso na China. O MG3 será lançado no Reino Unido no final de 2012, e o sucesso do modelo vai determinar a data de lançamento no restante da Europa de outros modelos da marca. O Mg5 é um hatch médio feito para competir com carros como o vw golf, e Ford Focus. O conceito (foto acima) foi apresentado no Shanghai Autoshow em abril passado e deve chegar na Europa em 2013. Um SUV com aparência crossover deve começar a ser vendido em 2014 para competir com o Nissan Qashqai. Ainda em 2014, o MG7 deve ser substituído. O modelo é baseado no antigo Rover 75, que foi desenvolvido quando a MG Rover era uma marca independente, e depois foi o primeiro modelo lançado no mercado chinês em 2007. O novo modelo deverá compartilhar a plataforma Epsilon 2 da GM.

Na foto, o MG3 dentro de uma revenda em Shanghai

A MG sempre teve tradição em carros esportes e ficou famosa por modelos roadsters, sendo que no Brasil existia até mesmo uma réplica do MG vendida nos anos 70, chamada MP Lafer. A MG não existe se não possuir um carro esporte, e os planos da MG incluem um substituto para o TF roadster que deve chegar ao mercado em 2016. Por outro lado, a marca também tem planos para 2012 de um compacto elétrico baseado no conceito Roewe E1 que deve ser lançado na China.

A SAIC é o maior fabricante de veículos da China, e vendeu mais de 3,58 milhões de veículos em 2010. Os planos para a Rover (Roewe) incluem a venda de sedans compactos para a China e a exportação de hatches, SUV compactas, e carros esportes para mercados como África do Sul, América do Sul, e Europa

As duas marcas compartilham plataformas, mas em termos de desenho procuram ser diferentes. A MG segue a linha Européia, mas especificamente britânica, conforme diz Tony Williams-Kenny, diretor de desenho global da SAIC Motors.

O lançamento do MG6 no Reino Unido tinha como slogan a frase “Está na hora de se apaixonar outra vez”, mas conforme lembra o autor do artigo, a MG pode ter dificuldades em convencer os britânicos que o carro honra a marca MG do passado. Cerca de 80% da produção MG6 vem da fábrica de Lingang próxima a Shanghai, e apenas o MG6 será feito em Longbridge. A produção e investimentos na fábrica britânica vai depender dos números de vendas.

O MG6 na linha de produção em Longbridge, Inglaterra. (Photo credit: Reuters)

A contrução do MG6 em Longbridge usa chapas, motores, e transmissão feitos pela SAIC na China na fábrica herdada da fusão com a Nanjing Automobile em 2007. A Nanjing tinha comprado as instalações da MG Rover, que era a maior fabricante de automóveis da Inglaterra. A MG tem planos para vender cerca de 3mil MG6 em 2011. O modelo 5 portas, possui um motor 1.8l turbo a gasolina, sendo vendido por 15,500 libras.

Work Cited: “MG’s Chinese owners target Europe with new models, big investment”. Nick Gibbs. Automotive News Europe. May 30, 2011. Online. http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20110529/ANE/110529922/1131/emailblastANE02#ixzz1NtS7Gi00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s