10 carros que preocupam a concorrência americana

Publicado: junho 14, 2011 em Uncategorized

O site MSN Auto fez uma uma lista de lançamentos ou carros que foram recentemente  redesenhados com chances de assumir a liderança de seus segmentos

Kirk Bell, do MSN Auto, diz que os fabricantes estão presos a uma competição diária de popularidade. É a disputa pela razão, paixão, e dinheiro dos consumidores de carros, e como lembra Bell, a popularidade de cada marca vai e vem enquanto novos veículos são criados para as massas. Os carros tem que ter uma mistura de estilo, confiança, utilidade, e valor para levar cada carro ao topo de sua categoria . Bill acredita que os carros que possuam essa receita tendem a ficar no topo da lista de mais vendidos por anos, até que um novo modelo ou um modelo redesenhado possa ameaçar a supremacia. A equipe do MSN Auto fez uma lista com 10 carros, novos ou remodelados, destinados a desafiar o domínio e liderança de vendas em cada segmento. Confira a lista dos desafiantes abaixo:

 

1. BMW X3, Crossover utilitário compacto Premium

O X3 se destacou em sua classe quando foi lançado em 2004, com vendas fortes durante alguns anos, mas perdeu o embalo devido a preocupação dos consumidores com a rodagem áspera, qualidade do interior, e espaço no banco traseiro. A chegada de competidores fortes da Acura, Mercedes, e Volvo também não ajudou. Apenas 6075 BMW X3 foram vendidos em 2010, ou 25% das vendas do primeiro colocado no segmento. No entanto, o modelo foi redesenhado em 2011 levando em consideração os problemas da geração passada. Com a opção do motor 6 cilindros em linha turbo, o X3 tem mais potencia do que nunca, e faz a escolha do MSN Auto para o segmento.

 

2. Chevrolet Cruze, Compacto

Sim, nos Estados Unidos o Cruze é considerado compacto, e o mercado foi inundado por novos produtos no ano passado, e quase todos eles elevaram o padrão de qualidade do segmento, ameaçando a liderança do Toyota Corolla, como lembra Bell. Um exemplo é o Chevrolet Cruze, que se comparado com o seu antecessor Chevrolet Cobalt, é mais esporte, refinado, mais econômico, e possui um interior mais bem acabado. A performance da transmissão automática do Cruze ainda é um problema, mas ainda é o melhor carro compacto que a General Motors já teve. Ainda de acordo o MSN Auto, além do Cruze, Ford Focus, e Hyundai Elantra merecem destaque.

 

3. Dodge Gran Caravan, Minivan

Embora existam apenas cinco competidores nesse segmento, todos eles passaram por uma renovação em 2010, aumentando a competitividade. Em 2010, a Chrysler Town&Country liderou com mais de 112mil unidades vendidas, mas seguida de perto pela Honda Odyssey com108mil unidades, e pela Dodge Grand Caravan com 103mil unidades. Na verdade, a Chrysler Town&Country e a Dodge Grand Caravan são praticamente a mesma minivan, e ambas receberam melhoramentos para 2011 no interior, dirigibilidade, e motores mais potentes e eficientes. No entanto, a Town& Country foi reposicionada no mercado e o preço inicial aumentou para US$30mil, enquanto que a Grand Caravan é vendida por menos de US$30mil. O MSN Auto acredita que essa mudança ira favorecer o modelo da Dodge.

 

4. Ford Explorer, Utilitário crossover médio

O Ford Explorer mudou de segmento em 2011, deixando de ser um SUV médio para ser um crossover médio, segundo o MSN Auto. O carro ficou melhor em quase todos os aspectos, com melhor comportamento, melhor interior,  novidades tecnológicas, e melhor consumo. Apesar das mudanças, o Explorer manteve a mesma capacidade fora de estrada, graças a herança deixada pelo sistema de controle de terreno derivado do Land Rover. Qualidades que podem incomodar o Ford Edge e Chevy Transverse, líderes do segmento.

 

5. Ford Fiesta, Sub-compacto

No ano passado,  esse segmento foi liderado pelo Honda Fit com 54mil unidades vendidas e pelo Nissan Versa com mais de 100mil unidades vendidas, mas o Ford Fiesta tem tudo para se tornar o líder em vendas. Nos três primeiros meses de 2011, o Fiesta já deixou para trás o Honda Fit, mas ficou 10mil carros atrás do Versa. De acordo com o MSN Auto, os três são carros fortes e bons de dirigir, algo que não era encontrado em carros pequenos e baratos.

 

6. Ford Mustang, Carros Esportes

Hoje o Camaro lidera o segmento, mas o Mustang já foi o líder por vários anos, de 2003 a 2009, competindo ainda com carros como o Nissan 350Z e o Mazda Miata. No ano passado o Camaro apareceu apenas com a versão coupe, mas passou o Mustang que contava com versões coupe e conversível. Em 2011 o Camaro adicionou a versão conversível, e pode garantir mais um ano na liderança, mas o Mustang passa a oferecer novos motores, e na opinião do MSN Auto, é um carro melhor, mais divertido ao dirigir, além de oferecer o novo BOSS 302, a versão super esportedo Mustang.

 

7. Fiat 500, microcarro

O pequeno Fiat 500 vai precisar encarar apenas dois competidores: o Smart ForTwo, e o Mini Cooper. O Smart está perdendo mercado rapidamente, mas o Mini, além de ser o líder do segmento, é também um competidor de peso. Como o MSN Auto lembra, não significa que o Cinquecento não possa competir, até pelo contrário, já que possui o mesmo comportamento que lembra um Kart e fez o Mini divertido, ao mesmo tempo que oferecia um preço bom e consumo de combustível. Por outro lado, o Cinquecento é um carro que acabou de chegar no mercado, mas mesmo assim, o MSN Auto acredita que o pequeno Fiat tem tudo para conquistar o mercado.

 

8. Hyundai Sonata, médios (nos Estados Unidos)

Nenhuma categoria é tão concorrida quanto a categoria de carros médio, que por sinal é liderado pelo Toyota Camry seguido pelo Honda Accord por vários anos. Mas o MSN Auto lembra que o Sonata esta ganhando momento. Em 2010, a Toyota vendeu 327mil Camrys, enquanto que a Hyundai vendeu quase 200mil Sonatas. Um aumento de 64% em relação a 2009. O MSN Auto diz que o Sonata continua com um bom valor, oferecendo um bom espaço interno, bom estilo, um motor turbo de boa potência, e um modelo hibrido eficiente.


9. Kia Sorento, Crossover compacto

Se comparado com crossovers de cinco lugares como o Honda CR-V e Ford Escape, o Sorento não vai ter chances de dominar o segmento, no entanto o Sorento tem maiores chances se for comparado com outros crossovers de sete lugares como o Toyota RAV4 e Hyundai Santa Fé. Em 2010 a Kia vendeu 109mil Sorentos, sendo a primeira vez que o modelo superou a marca dos 100mil, e em 2011 o modelo começou o ano vendendo bem. O MSN Auto diz que vai ser duro para o Sorento alcançar o Toyota RAV4, mas qualidades como o interior, espaço interno, e visual fazem do Sorento um bom competidor. O Hyundai Santa Fé deve ser remodelado em breve e a vida do RAV4 vai ficar ainda mais difícil.


10. Jaguar XJ, Carro grande de luxo

O Jaguar vai ter uma distância muito grande para percorrer e chegar perto da Série 7 da BMW, e Classe S da Mercedes, mas o XJ foi redesenhado e tem feito um monte para trazer a marca de volta no segmento de carros de luxo. As vendas estão três vezes maiores que no ano passado, mas são apenas um terço do que o Classe S vende. O MSN Auto acredita que as vendas do XJ irão aumentar aos poucos, graças ao desenho robusto do modelo e comportamento esportivo que pode ser apenas comparado ao BMW.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s