Cinto de segurança no ônibus também

Publicado: junho 25, 2011 em Uncategorized

A revista italiana Quattroruote mostra os testes realizados pelo Dynamic Test Center e pelo TCS que mostram a importância do uso do cinto de segurança pelos passageiros de ônibus. 

Esta semana, a revista italiana Quattroruote postou em seu site os resultados dos testes realizados pelo Dynamic Test Center e pelo TCS (Touring Clube da Suécia). O teste reproduziu o acidente de um ônibus trafegando a 63Km/h colidindo contra um caminhão parado a beira da estrada. Dentro do ônibus passageiros com e sem cinto de segurança. Sem nenhuma surpresa, os passageiros sem cinto ficaram seriamente feridos, ao contrário dos passageiros que usavam cinto, que viajavam na parte traseira do ônibus. O teste mostrou que a localização dos passageiros é irrelevante em relação as forças exercidas sobre o corpo dos passageiros, e não depende da localização ocupada dentro do ônibus. Tanto faz sentar na frente como atrás, apesar que os primeiros assentos foram atingidos pela deformação sofrida pelo impacto.

Os testes realizados tem como objetivo conscientizar as pessoas para que usem o cinto de segurança nos ônibus durante as viagens. A análise dos dados coletados e vídeo mostram que os passageiros, incluindo crianças entre 3 a 6 anos que usavam cinto sofreram menos ferimentos, ao contrários dos passageiros sem cinto que foram arremessados, chegando a arrancar os assentos a frente, oferecendo riscos aos passageiros da frente. Vale a pena lembrar que os passageiros sentados no banco traseiros dos carros também devem usar cinto de segurança pelo mesmo motivo, uma prática esquecida por muitas pessoas.

De acordo com a revista Quattroruote, desde 2006 os passageiros são obrigados a usar cintos de segurança se o veículo possuir o equipamento. Também a partir do mesmo ano, todos os ônibus novos devem ser equipados com cintos de dois pontos sub-abdominais. Como a revista lembra, a cada ano na Europa centenas de pessoas ficam feridas em acidentes envolvendo veículos de transporte de passageiros.

Leia também:

Gol vai mal em Crash Test

Nissan Sentra, um carro seguro

Work Cited: “Dynamic Test TCS, In Pullman Meglio con la cintura”. Quattroruote. June 23, 2011. Online. http://www.quattroruote.it/sicurezza/immaginebig_articolo.cfm?codiceimg=336365&codedicola=395605&codice=350614&codarticolo=350614&tornaa=/notizie/sicurezza/dynamic-test-tcs-in-pullman-meglio-con-la-cintura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s