Deplorável: VW quer comprar a Opel da GM

Publicado: julho 14, 2011 em GM, Opel, VW
Tags:, , , ,


GM diz que os comentários feitos pela VW são ‘deploráveis’

DETROIT (Reuters; Bloomberg) – A General Motors disse na última quarta feira que os comentários feitos pelo Chefe Executivo da Volkswagen sobre a possibilidade da Opel ser vendida para a VW são deploráveis.  As especulações sobre o futuro da Opel começaram no início do mês passado quando a mídia alemã disse que a unidade européia da GM poderia ser vendida para um fabricante chinês ou até mesmo para a Volkswagen. As revistas Der Spiegel, e Auto Bild também comentaram no mês passado que a GM estaria pensando na venda da Opel. A GM disse que não passava de especulações e preferiu não comentar.

Nick Reilly, Diretor da Opel, disse que a GM está ‘muito satisfeita’ com o progresso feito pela Opel, mas não soube responder sobre os rumores de venda, dizendo que a empresa não faz comentários baseados em especulações. Em maio passado a GM anunciou que a Opel atingiu o equilíbrio financeiro no  primeiro trimestre do ano, e que a participação de mercado na Europa nos primeiros cinco meses do ano aumentou passando dos 7% para 7,4%.

Em 2009 a General Motors deixou de vender a Opel depois de meses de negociações, preferindo a restruturação da empresa. No ano passado a Opel perdeu US$1,6 bilhões, e desde 1999 a GM teve prejuízo de US$14,5 bilhões na Europa. Martin Winterkorn, CEO da VW disse a um jornal alemão que não gostaria de ver a Hyundai interessada na compra da Opel, e acrescentou que os chineses adorariam ganhar acesso ao centro tecnológico da Opel e rede de distribuição.  Winterkorn também diz que não seria sábio demitir 5mil engenheiros numa época que todo mundo está procurando mão de obra especializada no setor. Carsten Krebs, porta voz da VW, confirmou os comentários do CEO da VW sobre quem poderia comprar a Opel, se a empresa estivesse sendo vendida . Krebs disse que o CEO da VW apenas respondeu uma pergunta feira pelo jornalista.

Maryann Keller, diretora da Maryann Keller & Associates em Stamford, Connecticut, disse que Winterkorn, CEO da VW, não deveria ter feito comentários sobre uma empresa concorrente. Falar que apenas uma empresa chinesa estaria interessada é bastante inadequado. Keller disse que seria difícil para a GM vender a Opel. As empresas chinesas gostariam de ter acesso a tecnologia dos carros Opel, que por sinal compartilham com outros carros da GM, como o Malibu e vários modelos da Buick. A GM teria que manter o direito de propriedade intelectual, o que faria as negociações muito difíceis. Sem a tecnologia e propriedade intelectual, a GM estaria apenas vendendo uma empresa de alto custo operacional e nada mais, e dificilmente alguém poderia querer comprar uma empresa assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s