Direção segura: dicas que podem salvar

Publicado: julho 14, 2011 em Uncategorized

Veja sete dicas que podem ajudar a evitar um acidente de trânsito e salvar vidas

Lisa Collier Cool, do Yahoo Health, diz que dirigir é uma das coisas mais perigosas que alguém faz a cada dia. Segundo a autora do artigo “7 Driving Mysteries That Could Save Your Life”, acidente de automóvel é uma das principais causas de mortes em americanos com idade entre 5 a 34 anos. A nível global, acidentes de automóveis são responsáveis por mais de 1,3 milhões de mortes a cada ano, e causam entre 20 a 50 milhões de feridos. Esses números levaram as Nações Unidas a declarar os anos de 2011 a 2020 como a década da segurança nas estradas, com a participação de mais de 70 países que deverão implantar programas para salvar vidas nas estradas.

A autora lembra que um em cada cinco motoristas americanos (36,9 milhões) não conseguiriam cumprir os requerimentos básicos para obter uma carteira de habilitação se hoje eles tivessem que refazer a prova escrita, conforme informou uma pesquisa realizada pelo GMAC Insurance. O fato é que o perigo está nas ruas, e as dicas de Charlie Halfen, gerente de segurança de frota aposentado da UPS (United Parcel Service) e atualmente consultor de segurança de direção, podem ajudar a salvar vidas. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem de coisas básicas e se arriscam a toa. Veja as dicas abaixo.

1. Qual é o procedimento correto ao se aproximar de uma luz amarela?

Apesar de ser uma questão simples, 85% dos 5130 motoristas na pesquisa da GMAC Insurance fizeram a escolha errada. A resposta é simples: Pare, se for possível e de maneira segura. Pode parecer óbvio, mas muita gente sempre acelera quando se aproxima de uma luz amarela no sinal (farol).

2. Quais são as maiores distrações que podem causar acidentes?

Nos Estados Unidos, um dos maiores problemas atualmente é a distração causada por celulares, smart phones, e mensagens de texto. Uma pesquisa com 2300 adolescentes mostrou que 68% deles estiveram envolvidos em situações próximas de um acidente entre 2010 e 2011 causadas por distrações, incluindo trocando ou buscando música nos rádios dos carros, celulares, ou mensagens de texto. O governo americano estima que aproximadamente 448mil americanos se machucaram em acidentes causados por distração ao dirigir, e 5474 pessoas morreram.

3. Qual o local mais comum onde acontecem acidentes de carros com vítimas?

Cruzamentos ainda são o número 1 em acidentes com vítimas. As pessoas na maioria das vezes acham que é seguro atravessar o cruzamento. Por outro lado, as pessoas com a preferência na via ignoram o perigo dos cruzamentos causado pelo auto índice de distração de outros motoristas.

4. Que medidas seguras podem ser tomadas ao atravessar um cruzamento?

Sempre é bom olhar para um lado, para outro, e para o lado outra vez para ter certeza que o cruzamento é seguro. Para os motoristas que tem a preferencial, é sempre bom estar preparado para parar, em caso algum motorista não estiver prestando atenção. Boa parte dos motoristas na preferência acham que estão certos e tem o direito da via e esquecem os riscos de outros motoristas.

5. Qual é a melhor maneira de evitar batidas em estacionamentos?

A UPS ensina seus motoristas a parar de marcha ré com a frente do carro direcionada para fora da vaga, pois assim não é preciso sair de ré. Dessa maneira o motorista tem melhor visibilidade ao sair, de pessoas e outros carros que se aproximam.

6. Que medida simples pode salvar vidas em um acidente?

Faça com que todos os passageiros dentro do veículo usem o cinto de segurança, inclusive os passageiros do banco de trás, e não importa a distância ou velocidade. Um estudo mostra que o uso do cinto de segurança pode reduzir em 50% os ferimentos e morte em acidentes de automóveis. É bom lembrar que as crianças devem estar protegidas com o equipamento de segurança apropriado, ou seja as cadeiras e assentos para crianças.

7. Qual a distância segura em relação ao veículo da frente?

Apenas 25% dos motoristas na pesquisa do GMAC responderam corretamente, e responderam 3 segundos em relação a um ponto de referência do carro da frente. No entanto, é recomendável até mesmo quatro segundos para reduzir os riscos de colisão em caso o veículo da frente pare de forma repentina.

Se alguém quiser praticar os conhecimentos da lingua Inglesa e conferir um pouco sobre segurança, o teste do GMAC Insurance com 20 perguntas pode ser feito AQUI:

 

Work Cited:

“7 Driving Mysteries That Could Save Your Life”. “7 Driving Mysteries That Could Save Your Life”. Yahoo Health. June 21, 2011. Online. http://health.yahoo.net/experts/dayinhealth/7-driving-mysteries-that-could-save-your-life

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s