Suzuki mostra sinais de ruptura na parceria com a VW
O CEO da Suzuki também diz ter analisado a tecnologia Volkswagen e afirmou que atualmente a Suzuki não estaria interessada em nada da Volkswagen. Osamu Suzuki também acrescenta que se sente aliviado que a Volkswagen fez progresso no desenvolvimento de um carro compacto para os mercados da América do Sul e Índia sem a ajuda da Suzuki.
Harayama afirmou que existem outros fabricantes que estariam dispostos a trabalhar com a Suzuki, e que a empresa vai continuar buscando alianças com várias outras montadoras enquanto coloca em espera qualquer projeto com a Volkswagen até que as duas montadoras voltem a discutir o acordo. No mês passado a Suzuki anunciou o acordo de compra de motores 1.6l Diesel vindos da Fiat, para um carro a ser fabricado na Hungria. Um acordo que tanto Suzuki como Harayama dizem ter provado que a montadora japonesa pode sobreviver sem a ajuda da Volkswagen.
Na Segunda Feira passada a Volkswagen retrucou aos comentários feitos por Harayama dizendo que não iria interferir na autonomia da Suzuki. Hans Demant, responsável da VW pela aliança entre as duas montadoras, condenou a preocupação da Suzuki com planos mais ambiciosos por parte da Volkswagen. Demant disse que a Volkswagen e a Suzuki continuarão como duas empresas independentes, e que nenhum aumento na participação de ações foi aprovado.
Depois de um aumento inicial, as ações da Suzuki despencaram em 25% depois do acordo com a Volkswagen, ficando muito abaixo da média do mercado. Juergen Pieper, analista da Metzler Equities disse que não acredita em uma parceria a longo termo entre as duas empresas. Pieper diz que gerentes japoneses não fazem críticas abertas publicamente, e nesse caso as críticas feitas pela Suzuki mostram que existem um grande problemas entre as duas montadoras.
Leia também:
VW começa a desmoronar!
Bentley e Seat são um peso para a VW
Concessionárias Skoda nada satisfeitas com a VW
Work Cited: “Suzuki signals rift with VW over partnership”. Automotive News. July 19th, 2011. Online . http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20110718/ANE/307189940/1494#ixzz1Sh4zw34F
Ainda bem que a Suzuki não quer nada da Volkswagem, são carros que só quebram. Volks nunca mais…