Sinais de problemas entre a Suzuki e a VW

Publicado: julho 21, 2011 em Suzuki, VW
Tags:, , , , , ,

Suzuki mostra sinais de ruptura na parceria com a VW

(Reuters) – O relacionamento entre a Suzuki Motors Corp. e Volkswagen AG não anda nada bem, e um executivo da montadora japonesa disse na segunda feira passada que as duas montadoras precisavam analisar a parceria multi-bilionária. A VW comprou quase 20% das ações da Suzuki por US$2,5 bilhões em dezembro de 2009, sendo muito bem recebida pelos investidores que esperavam que a VW recebesse em troca a tecnologia de carros compactos, enquanto a Suzuki teria acesso a tecnologia de carros híbridos desenvolvida pela VW e outras tecnologias avançadas que a Suzuki não teria condições financeiras para desenvolver.
Nenhum progresso foi feito depois de 18 meses, e uma das razões apontadas por Yasuhito Harayama, Vice Presidente da Suzuki, é o fato que a Volkswagen estaria tentando controlar o gerenciamento da Suzuki. Yasuhito Harayama afirma que quando as duas montadoras assinaram o acordo, tinha ficado claro que a Suzuki não estava interessada em consolidar as marcas, e que permaneceria independente. Desde o ano passado, diversos relatórios sugerem que a Volkswagen estava tentando controlar a Suzuki, quarta maior montadora do Japão.
Osamu Suzuki, CEO da Suzuki insistiu na época do acordo, que as partes entre as duas montadoras deveriam ser iguais, e limitou a participação da VW em 19,9%. A Suzuki vem comprando gradualmente ações da Volkswagen como estipulado pelo acordo que permitia a compra de ações da Volkswagen pela Suzuki também. Osamu Suzuki disse recentemente que as duas empresas são muito diferente em tamanho, e com o passar do tempo a Volkswagen possa achar que a Suzuki vai fazer parte do grupo VW.

O CEO da Suzuki também diz ter analisado a tecnologia Volkswagen e afirmou que atualmente a Suzuki não estaria interessada em nada da Volkswagen. Osamu Suzuki também acrescenta que se sente aliviado que a Volkswagen fez progresso no desenvolvimento de um carro compacto para os mercados da América do Sul e Índia sem a ajuda da Suzuki.

Harayama afirmou que existem outros fabricantes que estariam dispostos a trabalhar com a Suzuki, e que a empresa vai continuar buscando alianças com várias outras montadoras enquanto coloca em espera qualquer projeto com a Volkswagen até que as duas montadoras voltem a discutir o acordo. No mês passado a Suzuki anunciou o acordo de compra de motores 1.6l Diesel vindos da Fiat, para um carro a ser fabricado na Hungria. Um acordo que tanto Suzuki como Harayama dizem ter provado que a montadora japonesa pode sobreviver sem a ajuda da Volkswagen.

Na Segunda Feira passada a Volkswagen retrucou aos comentários feitos por Harayama dizendo que não iria interferir na autonomia da Suzuki. Hans Demant, responsável da VW pela aliança entre as duas montadoras, condenou a preocupação da Suzuki com planos mais  ambiciosos por parte da Volkswagen. Demant disse que a Volkswagen e a Suzuki continuarão como duas empresas independentes, e que nenhum aumento na participação de ações foi aprovado.

Depois de um aumento inicial, as ações da Suzuki despencaram em 25% depois do acordo com a Volkswagen, ficando muito abaixo da média do mercado. Juergen Pieper, analista da Metzler Equities disse que não acredita em uma parceria a longo termo entre as duas empresas. Pieper diz que gerentes japoneses não fazem críticas abertas publicamente, e nesse caso as críticas feitas pela Suzuki mostram que existem um grande problemas entre as duas montadoras.

Leia também:

VW começa a desmoronar!

Bentley e Seat são um peso para a VW

Concessionárias Skoda nada satisfeitas com a VW

Work Cited: “Suzuki signals rift with VW over partnership”. Automotive News. July 19th, 2011. Online . http://www.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20110718/ANE/307189940/1494#ixzz1Sh4zw34F

Anúncios
comentários
  1. elias disse:

    Ainda bem que a Suzuki não quer nada da Volkswagem, são carros que só quebram. Volks nunca mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s