Assista ao vídeo, leia abaixo e entenda como uma plataforma bem projetada ajuda em um acidente
O Fiat Cinquecento é um exemplo de segurança, e obteve facilmente a classificação máxima de cinco estrelas no teste de impacto da EuroNcap. Para entender como uma plataforma moderna e bem projetada funciona em um acidente, a Fiat mostra a estrutura do Cinquecento e como é feita a absorção da energia durante um impacto. No caso do Cinquecento, a plataforma foi projetada com três níveis de distribuição de carga, que ajudam a direcionar e dissipar a energia sobre, debaixo, e ao redor da cabine e longe dos passageiros.
O primeiro nível em cor laranja mostra a distribuição superior que começa na frente do carro com a travessa superior do radiador, dissipando a energia ao redor do cofre do motor, através da coluna A, e por cima da cabine para a proteção da cabine.
O segundo nível em vermelho é chamado de distribuição principal, que começa com a travessa atrás do para-choque dianteiro, passando pelas longarinas dianteira, e seguindo por baixo da carroceria.
O terceiro nível chamado de distribuição inferior é constituído pelo sub-chassis que é a peça onde o motor e suspensão dianteira são apoiados. Esse nível transfere a energia debaixo do motor e para baixo da cabine dos passageiros.
O correto desenho e projeto da plataforma pelo fabricante vai resultar em um carro que consegue absorver e distribuir a energia do impacto da melhor maneira, mantendo a integridade da cabine e proteção dos passageiros. Além de uma plataforma bem projetada, o Fiat Cinquecento conta com sete airbags na versão vendida no mercado americano.
Leia também: