A GM vende mais que a Toyota no primeiro semestre de 2011 e volta a liderança mundial.
(Bloomberg) – A General Motors assumiu a liderança nas vendas do semestre de 2011 em um período marcado pelos terremotos e tsunami que devastaram o Japão. As vendas da GM aumentaram 8.9% com 4,53 milhões de unidades vendidas até o final de Junho. A Toyota que até então era a líder, teve queda de 23%, vendendo 3,71 milhões de veículos, incluindo as divisões Lexus, Daihatsu, e Hino Motors.
A Toyota espera que a produção esteja totalmente normalizada até o final de setembro de 2011, ou um mês antes da previsão anterior. Takeshi Miyao, analista na firma de consultoria Carnorama em Tóquio, diz que mesmo se a produção da Toyota voltar ao normal, ela ainda vai levar alguns meses para que as vendas alcancem a normalidade. As vendas da Toyota devem ficar prejudicas até o final do ano.
As vendas da GM nos Estados Unidos aumentaram para mais de 669mil unidades de acordo com os pesquisadores da Autodata Corp. O Chevrolet Cruze foi o carro de passeio mais vendido no mercado em Junho, e a Chevrolet Silverado continua como a segunda picape mais popular no mercado, atrás apenas das picapes Ford F-Series.
Outra empresa que teve destaque no semestre foi a Hyundai, com um aumento de 11% e quase 2 milhões de veículos vendidos.