O super carro italiano Pagani Huayra foi barrado nos Estados Unidos, saiba mais…
O fabricante de super carros Pagani tinha planos para começar a vender o Huayra nos Estados Unidos até o final do ano um super carro de US$1 milhão e 700hp, mas a agência federal de segurança botou o pé nos freios nos planos da Pagani. O fabricante já tinha feito um pedido junto a agência para ficar isento de uma lei federal que determina air-bags “avançados” para a segurança dos passageiros. De acordo com documentos da NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration (agência federal de segurança), o fabricante alega que o cumprimento da lei podeira trazer dificuldades financeiras.
A NHTSA negou o pedido, e consequentemente acabou barrando a entrada do super esportivo no mercado americano. Em alguns casos a NHTSA concede exceções para algumas leis mais específicas para fabricantes com planos de vender um número reduzido de carros, mas no caso do Pagani a agência diz que o fabricante não demonstrou intenções sérias para cumprir a lei.
O Pagani Huayra foi criado como parte dos planos do fabricante para entrar no mercado americano. O carro foi desenhado e projetado para cumprir normas de segurança americanas e europeias. O fabricante insiste que irá vender o carro nos Estados Unidos, mas com um ano de atraso. Os air-bags “avançados” são projetados para detectar crianças e adultos quando estiverem dentro do veículo e ajustar a força de acionamento do air-bag. Os primeiros air-bags eram muito violentos e existem casos de ferimentos e fatalidades em crianças causadas pelo funcionamento do air-bag.
A estrutura do Huayra, principalmente ao redor do motorista é feita de carbono-titânio, um material reforçado de baixo peso. O tanque de combustível é feito a partir de um composto diferente e materiais balísticos, sendo integrado ao carro exatamente atrás da cabine. Com um peso de aproximadamente 1360 Kg, o fabricante diz que o modelo é um dos carros mais leves em sua categoria, o que contribui com a aceleração de 0-96 Km/h em apenas 3.5 segundos.
Work Cited: “U.S. Blocks $1 million Italian Supercar”. Peter Valdes-Dapena. CNNMoney.com. Wed, Aug 10, 2011. Online