Ferrari que está na chuva é para se molhar…

Publicado: outubro 21, 2011 em Ferrari

Pegar uma Ferrari e colocar em um Track Day já pode ser considerado loucura para muitos, mas que tal um Track Day de Ferrari com muita chuva?

A Ferrari de São Francisco resolveu fazer um Track Day para os donos de Ferraris 458 Italia no famoso circuito Infineon Raceway, em Sonoma, Califórnia, que por sinal é um dos cenários mais bonitos do norte da Califórnia e a famosa região dos vinhos. A Ferrari convidou alguns dos seus clientes, futuros clientes, e alguns convidados especiais, e estava tudo perfeito exceto pelo fato que a chuva resolveu aparecer, mas não para estragar a festa, mas sim para deixar o evento ainda mais marcante. A chuva veio para melhorar ainda mais o evento.

Track Days para donos de Ferraris não são nenhuma novidade e a própria Ferrari oferece aos donos das Ferraris vendidas nos Estados Unidos e Canadá duas opções de cursos de pilotagem no Ferrari Driving Experience, sendo um no circuito de Mont-Tremblant no Canadá, e outro em Aspen, no Colorado, sendo este último lições de pilotagem na neve. O preço fica por volta de US$10mil dólares cada e a duração é de dois dias cada curso. Mas vamos ao Track Day em Infineon. O dia começa com com uma típica sala de aula explicando o evento, e principalmente os detalhes e ‘armadilhas’ do circuito de Infineon Raceway, que contam com uma série de mudança de elevações, ou seja subidas, descidas, curvas, junções, etc. Depois da aula, vem um aquecimento, com uma série de slalom e cones para sentir um pouco do funcionamento dos freios e direção. Mudar de marcha não foi problema e os carros percorriam o slalom praticamente em segunda marcha quase o tempo todo.  Mas o melhor ainda estava por vir.

 

Nos Boxes, as 12 Ferraris estavam enfileiradas, prontas para entrar na pista. Na pista, é preciso saber balancear e saber bem dosar os freios em cada, curva, acompanhado pelas subidas e descidas. O freio da 458 Itália é extremamente leve, e rápido, o que leva a cometer alguns enganos, acompanhados pela luz amarela do controle de tração piscando em desespero. E como se liga os limpadores de para brisa? Ah, é naquele botãozinho dentro do volante. Nada de alavancas na coluna de direção ou pisca.  Ainda bem que o instrutor estava ao lado para ajudar, e para lembrar do traçado perfeito para pista molhada para escapar da borracha e óleo.

Mas e a chuva? Com toda a tecnologia, essa Ferrari gruda no chão. Tecnologia que se faz presente em forma da distribuição de peso, da base extremamente larga, da aerodinâmica, e também na eletrônica. As mudanças de marchas feitas com a ponta dos dedos, subindo marcha na parte do circuito onde tem uma subida. O carro vai se aproximando do topo e sem visibilidade. O carro da frente freia, acompanhado de uma curva quase a 90 graus, seguido de outras curvas, e depois uma reta.  Nada mal, mas no carro da frente estava um dos instrutores, que depois admitiu não estar puxando nem a metade do que poderia, ninguém gostaria de ver uma Ferrari dessas que custam cerca de US$250mil acidentadas. No final, a chuva somente ajudou a deixar esse Track Day ainda mais divertido.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s