Carros do Ano: premiados e fracassados

Publicado: novembro 3, 2011 em VW
Tags:, ,

A temporada de premiação de carros do ano começa em breve, mas nem sempre os carros premiados se deram bem. Veja a lista de carros premiados que não se deram bem.

Alex Taylor III, do CNNmoney.com lembra que a premiação de ‘Carro do Ano’ virou um fenômeno mundial. Existem vários prêmios como o carro do ano do mundo, carro internacional do ano, carro europeu do ano, carro ‘verde’ do ano, entre outros. Taylor é um dos jurados de uma das premiações de carro do ano, e lembra que mesmo os jurados podem cometer alguns equívocos.  Uma das maiores e mais importante premiações de carro do ano é o da revista americana Motor Trend. Veja a lista de carros premiados como carros do ano, mas que acabaram não fazendo jus ao prêmio:


1. Saturn Aura 2007: O carro recebeu um ‘empurrãozinho’ da maquina publicitária da GM, e o Aura recebeu alguns elogios por ser o melhor Saturn de todos os tempos. Mesmo assim, o Aura falhou e o prêmio não foi suficiente para salvar a Saturn que desapareceu durante a crise na GM em 2009.


2. Ford Thunderbird 2002: Depois de um intervalo de cinco anos longe do mercado americano a Ford decidiu reviver o modelo. A estrutura deficiente e interior sem graça desapontaram os fãs do modelo, e as vendas foram tão fracas que a Ford encerrou a produção três anos depois.


3. PT Cruiser 2001: Favorito no meio da multidão, o PT Cruiser tinha um visual retro que chamava a atenção e fez com que os jurados deixassem de lado outros dois carros que inovavam com seus motores híbridos. Um desses carros era o Toyota Prius, que virou um dos carros mais vendidos nos Estados Unidos, e vai contar com derivados. Já o PT Cruiser ganhou o prêmio, mas já saiu de linha.


4. Volkswagen New Beetle 1999: Outro favorito da multidão, o New Beetle ganhou votos de vários jurados, mas não demorou muito para começar a aparecer inúmeros problemas como a transmissão automática ou componentes mecânicos de acesso difícil. Os proprietários reclamaram do desempenho vergonhoso a ponto de dizer que o New Beetle era um carro para curtir o design e não para quem gosta de dirigir.



5. Dodge Stratus 1995: Favorito entre os jurados do carro do ano, o Stratus desapareceu ao ficar ao lado de competitores como o Honda Accord e Toyota Camry, verdadeiros campeões de vendas. O Chrysler Cirrus desapareceu em 2001, e o Stratus em 2006.


6. Renault Alliance 1983: Uma tentativa mal sucedida de vender engenharia francesa para consumidores americanos. Problemas de qualidade fizeram com que o Alliance ganhasse o apelido de “Kleenex”, fabricante de lenço de papel descartável. O motor com apenas 64hp e o ar condicionado ao gosto dos europeus eram inadequados para os americanos. O fracasso do Alliance convenceu a Renault a deixar o mercado americano em 1987.


7. Chevrolet Citation 1980: O modelo foi o primeiro dos chamados carros X, ou a primeira tentativa da GM com carros compactos de tração dianteira. O Citation logo virou alvo de investigações pela NHTSA devido a problemas com freios e direção, resultando em vários recalls. Os problemas com o Citation mancharam a reputação da GM por vários anos, como lembra a revista Car & Driver.


8. Chevrolet Caprice 1977/1991: Carro do ano por duas vezes, o Caprice é mais lembrado pelo aspecto de carro banheira, apesar de que o carro teve o tamanho reduzido em1977, e considerado como o melhor Chevrolet de todos os tempos. O modelo 1991 quando foi lançado já era obsoleto com a carroceria montada em cima de um chassis, como as picapes. O carro acabou encontrando algum sucesso servindo como carro de polícia.


9. Dodge Aspen/ Plymouth Volare 1976: O lançamento apressado fez com que os modelos da Dogde e Plymouth sofrer de corrosão prematura nos paralamas dianteiros, resultando em recall em todos os modelos produzidos. Os dois modelos também sofriam de problemas nos carburadores que faziam os carros apagarem, um problema que a Chrysler nunca conseguiu solucionar. O carro acabou durando pouco e saiu de linha em 1980.


10. Ford Mustang II 1974: Baseado no chassis do Ford Pinto, o Mustang que deveria ser econômico combinava um péssimo desempenho com um comportamento medíocre. Originalmente, o Mustang II foi projetado para competir com o Datsun 240Z, mas na opinião dos donos estava mais próximo de um AMC Gremlin. As vendas caíram rapidamente, principalmente com o fim da crise do petróleo.


11. Chevrolet Corvair 1960 e Chevrolet Vega 1971: Os dois podem ser considerados como os maiores fracassos da General Motors no desenvolvimento de um carro compacto. Foi o Corvair e o problema de instabilidade com a suspensão traseira que fizeram Ralph Nader a escrever um livro sobre a falta de segurança dos carros americanos. Já o Vega foi um carro que teve o desenvolvimento acompanhado de perto pelo departamento financeiro da GM, resultando em corte de custos e qualidade. O carro tinha problema de corrosão, nos cilindros do motor, motores que pegavam entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s