Chevrolet Volt: Mais um risco de incêndio

Publicado: dezembro 2, 2011 em Carros Elétricos, Chevrolet, GM
Tags:, , , ,

O Chevrolet Volt está sendo investigado depois de pegar fogo três após  um crash test. Agora o Yahoo! Autos nos Estados Unidos encontrou mais um problema que pode ocasionar incêndios….

O Yahoo! Autos informa que os donos dos Chevy Volt nos Estados Unidos estão reclamando de um problema que está acontecendo por algum tempo. O fio elétrico usado para recarregar o Volt na tomada comum de 120V pode pegar fogo. A General Motors afirma que o fio não tem problema, mas afirma que o problema pode estar na fiação elétrica das casas dos proprietários, apesar que vários fios de recarga foram substituídos e houve mudanças no desenho também. Até o momento não se tem conhecimento de nenhum incêndio que possa ter causado pelo fio de recarga, e nenhuma reclamação formal foi feita junto ao NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration, órgão americano que administra a segurança de veículos, mas segundo o Yahoo! Autos, o problema chamou a atenção junto a uma das empresas de eletricidade que teve problema com o fio que recarrega as baterias do Volt, que derreteu durante uma recarga.

O fio de recarga vem junto com o Volt, e funciona juto a uma estação de recarga que a GM espera que o dono seja responsável pela instalação. Desde que o Volt foi lançado no mercado americano no ano passado vários proprietários vem reclamando no fórum GM-volt.com, e de acordo com o resultado de uma pesquisa informal, 19 de 53 proprietários tiveram algum tipo de problema com o fio de recarga.  A grande maioria dos problema foi devido a falha no funcionamento do  fio que gera um código de erro no sistema eletrônico do Volt, mas algumas pessoas reclamaram do fio superaquecendo ou até mesmo derretendo durante a recarga.

Em março de 2011, um proprietário de Delaware disse que o fio ficou tão quente que chegou a causar queimaduras de segundo grau quando o dono foi tentar enrolar o fio após uma recarga. Outro proprietário postou a foto acima em Outubro de 2010 depois de conectar o fio de recarga em um conector múltiplo. Mesmo admitindo o erro ao usar um conector múltiplo, mas mesmo assim ele alerta sobre o problema.

Em todos os casos os proprietários afirmam que a GM trocou os fios de recargas sem nenhum problema, mas outros donos afirmam que o fio para reposição está começando a faltar. De acordo com o departamento de peças da Boardwalk Chevrolet, um concessionário em Redwood City, Califórnia, o fio demora entre quatro a cinco dias para ser entregue, e que a GM colocou os pedidos em espera, provavelmente porque existe algum tipo de problema.

Acima, o conector do Nissan Leaf, e abaixo o do Chevrolet Volt mostrando sinais de danos causado pelo calor.

Ainda de acordo com o Yahoo! Autos, os fabricantes de automóveis devem seguir as regulamentações federais ao projetar um carro, mas não existe nenhuma regulamentação em relação aos fios de recarga e conectores de carros elétricos. O site compara o conector do Volt com o do Nissan Leaf, dizendo que o do Volt tem um aspecto que apresenta menos qualidade. Enquanto que o fio do Leaf custa US$600, o do Volt custa US$450.

O NHTSA está investigando o Volt por problemas nas baterias depois de um incêndio em um carro depois de um teste de impacto. A agência está também de olho nos problemas com os fios de recarga e deverá tomar medidas necessárias.

Leia também:

Crash Test do Chevy Volt coloca baterias de íon lítio em dúvida

As preparações para um carro elétrico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s