Latin Ncap e os últimos resultados (2ª parte)

Publicado: dezembro 7, 2011 em Chevrolet, GM
Tags:, , , ,

Na segunda parte, mais carros e detalhes dos resultados do Latin Ncap.

Assim como o Ford Ka e o Nissan March mostrados na primeira parte, o Chevrolet Classic e o Chevrolet Celta também não apresentaram bons resultados. Vale lembrar mais uma vez que a pontuação do Latin Ncap é resultante dos resultados de sensores colocados nos bonecos, que procuram representar os ferimentos que motorista e passageiros teriam em um acidente. A deformação da carroceria não interfere com a pontuação, mas no entanto, uma  carroceria mal projetada não vai garantir a integridade do compartimento dos passageiros, fazendo com que painel e direção se aproximem dos passageiros, ou possam causar ferimentos. Para entender os resultados é preciso verificar a avaliação de cada parte do corpo dos bonecos e interpretar os ferimentos:

3. Chevrolet Celta 1.4 2011

O Celta testado pelo Latin Ncap não tinha airbag dianteiros e apresentou uma grande deformação da carroceria, assim como o Ford Ka. Houve grande deformação do teto, e principalmente da coluna “A”, entre o para brisa e a porta dianteira. Reparem na foto acima a posição da cabeça do motorista, próximo do espelho retrovisor na porta, e praticamente onde estaria o painel e volante. De acordo com o Latin Ncap, a  carroceria não absorveu o impacto da colisão, havendo também a ruptura do assoalho. O boneco apresentou proteção ruim para a cabeça, pés e perna. Fêmur e tórax apresentaram proteção marginal, resultados bem próximos aos apresentados pelo Ford Ka. No geral o Celta recebeu apenas uma estrela e 3,82 pontos.

Os resultados do Celta podem ser explicados pela alta deformação da carroceria, principalmente da coluna “A” entre a porta e o motorista, e também pela ruptura do assoalho. O teste de impacto do Celta pode ser comparado aos resultados do Opel/ Vauxhall Corsa vendido na Europa em 1997, vendido também no Brasil e que acabou derivando o Celta.  O modelo testado pelo Euro Ncap tinha airbag apenas para o motorista, mas não para o passageiro, o que explica os melhores resultados para a cabeça e tórax do motorista, mas não do passageiro, que apresentou resultados até mesmo piores que o Celta devido ao choque da cabeça do passageiro contra o painel.

O Euro Ncap também diz que o Opel Corsa apresentou deformação do assoalho, que invadiu a cabine mas sem haver a ruptura do assoalho como aconteceu no Celta. Com isso, os resultados da proteção para os pés e pernas foram melhores no Corsa.  Devido a presença de airbag, os ferimentos foram bem menores no Corsa, que acabou obtendo duas estrelas.  Vale lembrar que o Latin Ncap ficou mais rigoroso atualmente em relação a avaliação da proteção e resultado dos bonecos, e resultados mais antigos não devem ser comparados em termos de classificação (estrelas).

4. Chevrolet Corsa Classic 2011

O Classic testado pelo Latin Ncap é feito na Argentina, e também pode ser comparado ao Opel Corsa testado pelo Euro Ncap, mas com a diferença de que o Classic possui quatro portas. Mesmo assim, o Classic apresentou deformação da carroceria muito parecida com o Opel Corsa testado pelo Euro Ncap e o Celta testado pelo Latin Ncap. Houve grande deformação do teto, e principalmente da coluna “A”, entre o para brisa e a porta dianteira. De acordo com o Latin Ncap houve grande impacto da cabeça do motorista contra o volante e a proteção do tórax foi baixa. A parte inferior do painel possui estruturas que podem machucar os joelhos dos passageiros, e assim com o Celta, houve rompimento do assoalho, o que representa riscos para os pés e pernas. No geral o Classic obteve pontuação próxima ao Celta, com uma estrela e 2,28 pontos. O Classic perdeu pontos na proteção do pescoço e pernas, que foram piores que o Celta. Por curiosidade, o Classic testado pelo Latin Ncap pesava 1151 Kg preparado para o teste, comparado com o Celta que pesava 1119Kg. O EuroNcap informa 874 Kg para o Opel Corsa, mas sem os bonecos e equipamentos de teste.

Em breve: o resultado de outros modelos da segunda fase do Latin Ncap e mais surpresas…

 

Leia também:

Latin Ncap e os últimos resultados (1ª parte)

 

Nissan Sentra, um carro seguro

Anúncios
comentários
  1. […] Latin Ncap e os últimos resultados (2ª parte) Share this:PrintFacebookEmailDiggStumbleUponTwitterRedditGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s