Hiriko, o carro urbano dobrável

Publicado: março 8, 2012 em Carros Elétricos, Tecnologia
Tags:, ,

O pequeno carro dobrável pode ser a solução do futuro para a Europa

test

O carro foi projetado na Espanha e deve ser lançado em 2013 na Europa como resposta aos problemas e poluição dos centros urbanos. Hiriko, nome do carro, significa “urbano”. O modelo elétrico para dois passageiros possui os motores elétricos posicionados nas rodas para economizar espaço, e não tem  portas laterais e se dobra ao meio para diminuir o espaço na hora de estacionar.

A idéia original veio do laboratório de mídia do MIT em Boston, mas o conceito foi desenvolvido por um consórcio composto por sete empresas chamado ‘Hiriko Driving Mobility’.

O fabricante está em negociação com várias cidades europeias para vender o modelo que pode tem autonomia de até 120 Km sem precisar recarregar as baterias, e tem velocidade máxima limitada para respeitar os limites de velocidade urbanos. O carro deve ser vendido para ser usado como um veículo de aluguel temporário ou para ser vendido ao público ao preço estimado de US$12,5 mil. As quatro rodas esterçam para facilitar as manobras ao estacionar. Algumas cidades já demonstrarão  interesse pelo carro urbano, entre elas Berlin, Barcelona, São Francisco, e Hong Kong. Outras cidades como Paris, Londres, Boston, e Dubai também estão negociando a presença do Hiriko.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s