Porque os carros são assim?

Publicado: março 22, 2012 em Uncategorized

Em algum momento alguém já teve a curiosidade de saber porque alguns comandos ou dispositivos do carro funcionam da mesma maneira? A explicação pode estar em regras e normas. Vejas e entenda algumas delas….

Na edição de abril de 2012 da revista americana Car and Driver, o mago do mundo automobilístico Csara Csebe explica como as normas e regras fazem parte do projeto de alguns componentes dos carros que fazem parte de nosso dia a dia e são tão semelhantes. Como Csebe lembra, os carros são um dos produtos mais tem normas e regulamentações, mas quem exatamente dita estas regras?

Nos Estados Unidos, as normas vem dos protocolos da FMVSS (Federal Motor Vehicle Safety Stardard), que por sinal são estabelecidas pelo famoso NHTSA (National Highway  Traffic Safety Administration), uma das divisões do Departamento de Transportes Americano.

O FMVSS controle quase tudo, desde a posição dos faróis até a luminosidade das letras que aparecem nos mostradores do painel, como informa Csere, que também lembra que todas as normas e regulamentações não são meramente impostas, mas são elaboradas através de inúmeros procedimentos e medições adequadas.

O número de normas e regulamentações é grande, mas o autor destacou cinco normas por curiosidade, que podem ser conferidas abaixo. É bom lembrar que essas normas são válidas para os carros vendidos dentro do mercado americano.

1. Desembaçadores, FMVSS#103

Os desembaçadores modernos devem estar de acordo com a norma FMVSS 103, a qual informa que o parabrisa deve limpar em até 30 minutos. Pode até parecer um tempo exagerado, mas o teste é feito dentro de uma câmara onde o carro fica por 10 horas em temperatura -18º Celsius. Exatamente depois de 10 horas uma pistola espalha água no lado de fora do parabrisa formando uma película fina de gelo. O teste de 30 minutos começa com a partida do motor, que não pode passar dos 1500 rpm. Curiosamente é permitido que as janelas laterais fiquem abertas com um vão de 2,5 cm para ajudar na ventilação.

2. Limpadores do parabrisa, FMVSS #104

Esta norma diz que os limpadores de parabrisa nos carros devem ter no mínimo duas velocidades, sendo que uma delas deve ser  pelo menos mais rápida que 45 ciclos por minuto. Já a velocidade baixa deve fazer pelo menos 15 ciclos por minuto. Esta norma também divide o parabrisa em três partes, sendo que cada uma deve ter uma certa porcentagem varrida pelas palhetas do limpador de parabrisa.

3. Freio de estacionamento, FMVSS#105

Esta norma é bem adequada para quem mora em uma cidade cheia de ladeiras. Os freios de estacionamento devem segurar o veículo em uma rampa com inclinação de 20%, ou 30% quando a transmissão estiver em “P” em carros com câmbio automático.  A norma também estabelece que uma força de 40kg deve ser aplicada a alavanca do freio de estacionamento, ou 57Kg em carros equipados com pedal para o freio de estacionamento.

4. Trava do capo do motor, FMVSS #113

Os carros são equipados com uma trava secundária para abrir o capo do motor, mas nem todos os carros possuem essa trava. O Porsche 911 não precisa de uma trava secundaria para abrir o capo do motor, e a explicação está na norma FMVSS 113 que diz que a trava é necessária apenas se o capo obstruir o parabrisa quando estiver aberto. Nesse caso, a tampa do porta malas dianteiro do Porsche 911 pode obstruir o parabrisa, e consequentemente vem com a trava secundaria.

 

5. Proteção contra roubo, FMVSS #114

Talvez a preocupação com roubo de veículos possa não parecer uma preocupação de segurança, mas como lembra o autor, a NHTSA procura evitar o número de acidentes que possam vir de carros roubados ou as consequências.  Para isso, a norma FMVSS 114 diz que cada veículo deve ter no mínimo 1000 combinações diferentes de chave e travas. A norma também diz que ao abrir a porta com a chave na ignição um alarme sonoro deve alertar o motorista, e que a transmissão automática não pode mudar da posição “P” para outras marchas a não ser que o motor esteja ligado e o motorista pressione o pedal do freio.

 

Work Cited: “Why Do All Cars Do That?”. Csare Csere. Car and Driver magazine. April 2012. Vol 52. No 10. pg 24.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s