Desespero! VW lança Gol 2013 e Voyage 2013 de novo

Publicado: agosto 9, 2012 em VW
Tags:, , , , , , , , , ,

Neymar é “o Cara”, mas você que comprou Gol e Voyage em 2012, você não é o cara. Você se ferrou! O Gol vem perdendo mercado a cada ano, e a VW resolve dar uma tapeada na linha 2013 de novo ‘colando’ a frente de Fox no Gol e Voyage. Azar de quem comprou o modelo 2012 e 2013….

Azar de quem comprou o Gol e Voyage em 2012 e viu seu Gol e Voyage serem desvalorizados pela trapalhada da VW!  Foram mais de 155mil Gol e 51mil Voyage vendidos de Janeiro a Julho deste ano.  Em fevereiro passado a VW anunciava a linha 2013 para Gol e Voyage, mas quem foi atrás da VW se deu mal. Azar mesmo de quem foi atrás do slogan arrogante “Das Auto”. Que se dane o “Das Consumidor” que compra carro da VW.

As mudanças foram poucas, mas certamente devem ser o suficiente para enganar o consumidor brasileiro e dar um pouco mais de folego para Gol e Voyage para encarar a concorrência que está cada vez melhor. Bastou colocar a frente de Fox para fazer o consumidor acreditar que o carro está mais moderno. No entanto, tanto Gol e Voyage continuam os mesmos carros obsoletos, e com os mesmos problemas de sempre.

Melhorou a segurança?  Não, a VW não mudou absolutamente nada em relação ao Gol G5 que obteve apenas 1 estrela no teste de impacto do LatinNcap. (leia aqui)

Mudou a plataforma gambiarra? Também não, a plataforma continua gambiarra e obsoleta baseada na parte dianteira PQ24 usada no Polo de 1999, e na parte traseira de Gol G2 de 1995. Basta comparar o assoalho do porta malas de um Polo, de um Gol G5, e um Gol G3 para verificar que Gol G5 é completamente diferente do Polo, mas absurdamente semelhante com o Gol G3 de 1995. Assoalho, caixas de rodas, ancoragem da suspensão traseira (idêntica nos dois), berço do estepe, etc.  A semelhança fica ainda maior se compararmos o assoalho de um Polo Sedan com um Voyage. No Polo Sedan o assoalho é formado de peça única, enquanto que o Voyage possui praticamente o mesmo assoalho do Gol de 1995 com uma emenda para aumentar o comprimento.

Piso do porta malas de um Voyage 2012/2013

Assoalho do porta malas de um Polo Sedan

Mudou o acabamento? Também não. Tirando o fato de ter um novo desenho de revestimento ou alguma coisa estética o Gol e Voyage continuam com os mesmos painéis de porta de plástico de péssima aparência, com a furação para a manivela para levantar os vidros, mesmo na versão equipada com vidros elétricos. Mas o pior são os barulhos vindo do acabamento, uma reclamação constante e problema cronico do Gol G5.

Mudou o motor? O problemático motor que fundia com menos de 10mil km continua o mesmo, exceto por pequenas modificação que a VW afirma que irá reduzir o consumo. Resta saber se a VW escolheu o óleo certo para essas modificações, a melhor desculpa que a VW arrumou para culpar os mais de 400mil motores de Gol, Voyage, e Fox com problemas. Interessante notar que mesmo depois da troca pelo tal óleo “milagroso” os problemas continuam:

Comprei um carro novo, um Gol Geração 5 1.0 2011, na data do dia 28/10/2010, ou seja, a 1 ano e 3 meses, porque pensei: “…comprando um carro novo e fazendo manutenção somente nas concessionárias autorizadas não vou me incomodar com manutenções”. Pois então, meu carro que comprei diz no manual de Garantia do veículo, 1 ano de garantia total, 3 anos de garantia de motor e transmissão e 5 anos de garantia contra perfuração por corrosão da carroceria.Bem, meu carro está com 44.500 km aproximadamente, no dia 06/01/2012 meu carro acendeu a luz do óleo no painel, parei o carro liguei para o 0800 e lá me orientaram a entrar em contato com a concessionária e requisitaram que o carro fosse levado até lá no dia 09/01/2012. Uma semana depois veio o laudo da fabrica que teria que trocar o motor e que como tratava-se de carbonização a garantia não cobriria a troca e eu teria que arcar com a despesa que ficou em R$7026,40. ” (http://www.reclameaqui.com.br/2402235/volkswagen/gol-g5-1-0-com-defeito-no-motor/)

A verdade é que o Gol vem perdendo mercado a cada ano (leia aqui) e perder a liderança é só questão de tempo. A própria VW está deixando de apostar as suas fichas no Gol e está trazendo o VW Up! para substituir o Gol G4 e as versões mais baratas.  Com novos lançamentos como Novo Uno, Novo Palio, e Nissan Micra, a situação piorou para o lado do VW Gol.

A Toyota acabou de anunciar uma nova fábrica de motores no Brasil e apresentou o Etios, o compacto da marca para o mercado brasileiro. Sinceramente, não acho que inicialmente o modelo possa fazer sucesso, mas o próprio Corolla quando foi lançado no Brasil também não despertou grande paixões e ninguém achava o carro bonito. Hoje em dia o Corolla é líder do segmento onde a VW praticamente desapareceu e tenta empurrar o medíocre Jetta para os brasileiros. (leia aqui). Se a Toyota seguir a mesma receita de sucesso do Corolla, os dias de Gol podem estar contados.

Toyota Etios

Um pouco mais interessante e com grandes planos para o Brasil é a Hyundai, que vai fabricar no Brasil o HB20, o modelo compacto projetado exclusivamente para o mercado brasileiro com objetivo claro de incomodar e desbancar o VW Gol. Vai demorar, mas o carro tem tudo para ser muito melhor que o Gol. O HB20 é um carro moderno de fato, com qualidades, mas a rede de concessionarias Hyundai vai ser pequena, e mesmo depois da expansão planejada com mais de 150 concessionários pelo Brasil.

É muita concorrência para o Gol, que não deve aguentar por  muito tempo. No desespero a VW prejudica o consumidor e lança o modelo 2013 e 2013 e meio ainda em 2012, na tentativa de manter o Gol como carro mais vendido. Para a VW isso é muito importante, pois boa parte dos consumidores VW ainda compram VW por tradição, pelo nome, ou no caso do Gol por que acreditam que é o modelo mais vendido. Agora é apenas questão de tempo. A VW já foi líder absoluta no mercado brasileiro, hoje luta para não cair para o terceiro lugar. Fusca já foi o mais vendido e também perdeu a liderança. Gol perder a liderança é apenas questão de tempo.

Veja também:

Hyundai e Kia podem incomodar a VW

Mercado: Gol descendo a ladeira

Gol vai mal em Crash Test

Anúncios
comentários
  1. […] Desespero! VW lança Gol 2013 e Voyage 2013 de novo […]

  2. Josimar Gonçalves S. disse:

    Eu fui uma das vitimas que comprou um VW Gol cheio de problemas. Meu conselho para amigos e familiares: Não compre um Gol ou Voyage. Vou dar uma olhada nesse Hyundai, de repente vale a pena.

  3. marcelo alves de oliveira disse:

    Eu comprei um voyage 2012 e me ferrrei porque eles lançaram o novo voyage no final de 2012 e meu carro não era mais um “carro do ano”. Isso vai ter indenização? Meu conselho: NÃO COMPREM VW JAMAIS, não presta e são enganadores. Podem me ligar que eu explico melhor (31)9738-4921 – Marcelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s