Volta Rápida: Fiat 500 Abarth USA

Publicado: agosto 29, 2013 em FIAT, Volta Rápida
Tags:, , , , , ,

abarth

Algumas tempo atrás finalmente tive um tempinho para fazer um test drive rápido com o Cinquecento Abarth vendido nos Estados Unidos. E o que tenho a dizer?

Primeiro estava bastante curioso a respeito do som do escapamento de dupla saída em cada lado do para-choque traseiro, já que tinha ouvido várias pessoas comentarem a respeito. Aliás, não existe silencioso, nem traseiro, muito menos no meio do carro.  O sistema de escapamento consiste de um tubo único que corre desde a turbina e catalisador até a parte traseira onde se divide em dois em baixo de onde seria o porta malas. Chama atenção ainda a imensa barra estabilizadora traseira.

Por dentro os bancos de encosto inteiriço são extremamente confortáveis, mas mantém a mesma posição do 500, que lembra mais uma cadeira devido a altura. A cobertura em couro do quadro de instrumentos parece um pouco alta,e o manômetro de pressão do turbo também sobressai. O câmbio de 5 velocidades é macio, preciso e bastante rápido, e na mesma posição típica do 500, apesar que gostaria de ver um cambio de 6 marchas, apesar que o de cinco marchas da conta do recado.

Agora, a surpresa vem quando se dá a partida no motor, e que surpresa. O motor começa a girar e…..

….e quando pega, o som que sai do escapamento é pura emoção e diversão. Não tenho palavras para descrever o sorriso que estava no meu rosto ao ouvir o ronco desse Abarth. Duvido que alguem não abra um sorriso ao dar a partida nesse Abarth, é impossivel! Tá certo que lembra um pouco aqueles Subarus WRX com escapamento esportivo, mas ainda assim, é pura diversão.

Melhor ainda quando começo a acelerar o carro ainda dentro do estacionamento. Ainda em baixa rotação, por volta dos 1500-2000 rpm se ouve um assovio vindo da turbina, misturado ao som do escapamento. Não tem como deixar de abrir outro sorriso.

Na rua, o Abarth é rápido, divertido, mas sem deixar de ser desconfortável. Gostei da curva de torque, que parece ser melhor resolvida que o Golf GTI (postado algumas semanas atras). Alias, perto desse Abarth, o GTI fica um carro sem graça, sem sabor, muito comportado. O Golf GTI pode até ser rápido, verdade, mas silencioso de mais, o painel é muito certinho, tudo meio sem sabor,sem personalidade.

O Abarth é apimentado, temperado, nervoso, barulhento, esportivo, e o mais importante: divertido.

Não digo que o Abarth seja ultra rápido, até porque nos USA existem carros muito mais rápidos, mas que o Abarth é divertido e esportivo, isso ele é.

Ah, e o preço? O modelo básico começa por volta de US$22 mil, e com banco de couro, GPS, aros 17 nas cores branca ou preta, ficam por volta de US$27.  Como disse anteriormente, esse Abarth é pura diversão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s